Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE GÊNERO NO PERFIL DO HOMEM AGRESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Ana Karoline Souza da Silva, Vera Lucia Azevedo Lima, Brenda Jamille costa Dias, Victor Assis Pereira Paixão, Adria Vanessa Silva, Euriane Castro Costa

Última alteração: 2018-04-04

Resumo


Apresentação: Ao se investigar a violência contra mulher torna-se importante considerar que esta é atravessada pela questão de iniquidade entre gênero, protagonizado por desigualdades de poder dentro das relações homem-mulher. Espaços para a discursão de gênero são válidos, pois permitem o esclarecimento de questões consideradas transgeracionais para construção da violência. Tratar dessas temáticas em ambientes de formação escolar possibilita a desconstrução de padrões estabelecidos e estruturados ao longo de sua formação psicossocial, fomentando as discussões voltadas a equidade de gênero e articulando meios para desmistificar questões isoladas e ainda pouco entendidas dentro do meio social. Assim, objetiva-se relatar a experiência vivenciada em uma ação socioeducativa sobre a importância da discussão de gênero nas escolas para promoção da equidade e diminuição da violência. Descrição da Experiência: Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada por acadêmicos de Enfermagem do Programa de Extensão intitulado Empoderamento e Fortalecimento da Mulher Amazônica Frente a Violência Doméstica e Intrafamiliar da Universidade Federal do Pará, para alunos do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA, localizada no município de Belém-Pa, no período de outubro de 2017. Os recursos utilizados foram notebooks e projetor para reprodução de vídeos. A ação ocorreu através de um cine debate subdividida em três momentos: acolhimento, reprodução de curtas metragem e roda de conversa. O acolhimento consistiu na aproximação e construção de vínculo, apresentação inicial do grupo e da temática a ser abordada. No segundo momento, houve a reprodução de dois curtas metragem no qual foram abordados assuntos como a construção de gênero, diferença entre sexo e gênero e orientação sexual. Por fim, foi realizado uma roda de conversa onde os alunos participaram da discursão sobre as temáticas apresentadas, ocorrendo esclarecimento de dúvidas pelos acadêmicos. Resultados e/ou impactos: A participação dos alunos foi importante para o andamento da ação. Notou-se que de fato houve uma aproximação do público com os extensionistas, tendo influenciado posteriormente na roda de conversa, pois facilitou a interação e até mesmo a discursão. Foi possível perceber durante a execução da ação alguns pontos voltados a temática ainda causam confusão no entendimento dos jovens, uma vez que há o pressuposto de que a violência contra mulheres é socialmente construída, por influência de uma cultura machista e patriarcal, ou seja, quebrar determinados conceitos significa modificar atos e sentimentos apreendidos socioculturalmente. No entanto, essa discursão se distância da realidade de muitos jovens, sendo necessário a realização de mais ações voltadas às questões de gênero, por causar impactos positivos na desconstrução de paradigmas voltados a violência e suas implicações para a sociedade. Considerações Finais: Informações compartilhadas por meio do uso de metodologias participativas, constituem um mecanismo essencial para conhecer e refletir sobre problemas pertinentes a nossa realidade social, dentre eles a violência. Compreende-se, que o cine-debato é uma estratégia de desconstrução de lógicas destrutivas da vida humana, fortalecendo um projeto coletivo de transformação social, possibilitando ainda experiência enriquecedora para acadêmicos e participantes.


Palavras-chave


violência; gênero; enfermagem