Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM DO AMAZONAS SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS HOSPITALARES EM DOMICÍLIO
Miriam Juliana Lanzarini Lacerda, Matheus Rjackar Ferreira da Silva, Eliana Rodrigues Amaral, Rhuana Maria de Oliveira Pereira, Grace Anne Andrade da Cunha, Anne Grace Andrade da Cunha, Francisco Rafael de Araújo Rodrigues

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Ao perceber o impacto que se tem o curso de Bacharelado em Enfermagem na formação e cotidiano dos acadêmicos, este estudo teve por objetivo compreender as representações dos acadêmicos de enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos hospitalares em domicílio. Desenvolvimento: Estudo classificado como qualitativo e descritivo, realizado com 58 estudantes, do 1º e 5º ano do curso de Bacharelado em Enfermagem das cidades de Coari e Manaus, do Estado do Amazonas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), seguindo o critério de amostragem teórica. Após consentimento livre e esclarecido dos participantes, foi solicitado que fizessem uma narrativa escrita sobre o questionamento: “Qual é a sua percepção sobre a gestão de resíduos hospitalares em domicílio?” Foram excluídos do estudo, alunos desperiodizados, que possuíam formação técnica em saúde, e ou que cursavam uma segunda graduação. Os participantes foram abordados em horário letivo, em sala de aula, no período de julho de 2015 a junho de 2016. Para análise e interpretação das entrevistas, utilizou-se o Software de Análise Qualitativa Nvivo versão 10.0 e fundamentou-se nas técnicas de análise de conteúdo. A exploração deste material preparou a codificação em categorias, a partir de recortes, classificação e agrupamento das unidades de registro e de contexto. O estudo apresentou parecer favorável com o CAAE 44293515.8.0000.5020. Resultados: As entrevistas foram agrupadas em 2 categorias: Consciência ambiental e Formação de competências. Na Consciência ambiental, os estudantes em seus relatos manifestaram preocupação com a ausência de políticas públicas destinadas à orientação da população sobre o tratamento de resíduos hospitalares originados em domicílio. As opiniões dos participantes nas diferentes fases de graduação se completam, pois, declaram que para uma gestão de qualidade, deve haver um plano de educação continuada para todos os indivíduos envolvidos na sua manipulação, tais como: profissionais da saúde da atenção básica, profissional da coleta e comunidade. Na Formação de competências, os estudantes do 1º ano reconhecem os medicamentos como o principal causador de danos à saúde e ao meio ambiente. Por sua vez, alunos do 5º ano compreendem, de maneira mais abrangente, que os resíduos de serviços de saúde são compostos por diversos tipos de materiais contaminados (perfurocortantes, secreções, curativos, etc), e não somente medicamentos. Além disso, reconhecem que o conhecimento é extremamente necessário para o gerenciamento de resíduos de forma segura, mesmo desconhecendo o local correto para descarte em lixo doméstico. Sendo assim, chegam a sugerir adaptações para o descarte seguro de materiais contaminantes em ambiente domiciliar. Os concluintes também demonstram que desenvolveram um vocábulo distinto, relacionado à área da saúde. Considerações finais: O referido estudo despertou uma necessidade reflexiva sobre a gestão de resíduos hospitalares em domicílio, aos estudantes e profissionais da área e à comunidade em geral. Uma vez, que o tema não é abordado de forma específica na graduação. Diante desses resultados, oportuniza-se que as instituições de ensino em saúde devam repensar sobre a forma que se aborda este tema, estendendo-se além das unidades de saúde.

Palavras-chave


Bacharelado em Enfermagem; Gerenciamento de Resíduos; Resíduos de Serviços de Saúde