Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PEER-IESS: um modelo participativo de instituições de ensino superior salutogénicas
Irma Silva Brito, Fernando Mendes

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


PEER-IESS é um modelo bottom up de pesquisa-ação participativa em saúde para ativar comunidades de ensino superior na promoção de contextos salutogénicos, através da utilização de estratégias dialógicas e formas criativas de intervenção centradas na comunidade estudantil. PEER-IESS propõe que, a partir da capacitação de um “grupo semente” constituído por estudantes, docentes e não docentes, se proceda ao desenho e implementação de atividades de promoção da saúde aplicando o modelo de pesquisa-ação participativa em saúde PRECEDE- PROCEED. Objetivamos fazer o relato da experiência de disseminação do modelo nas 7 instituições participantes no III Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde (ESEnfC, 2017). Desenvolvimento. Neste curso constituiu-se uma proposta de consórcio entre Instituições de Ensino Superior para implementarem o PEER-IESS e, por esta via, se inserirem na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de la Saúde. Das 7 instituições, 5 iniciaram o processo de criação de um “grupo semente” com representantes dos vários departamentos e com lideres naturais. Em cada uma procederam ao diagnóstico inicial: avaliação dos estilos de vida da comunidade educativa (1º e 4º ano, docentes e não docentes), com aplicação do questionário on-line; e inventário das atividades de promoção da saúde existentes na instituição. Impacte. Esta informação foi compilada num relatório comum para agilizar a comparação interinstitucional. A etapa seguinte será a apresentação dos resultados do diagnóstico inicial por difusão interna e mobilização para o programa PEER-IESS. A comunidade educativa será envolvida no desenho, implementação e monitorização de projetos e programas de promoção de estilos de vida saudável e de um ambiente sustentável, gerando um contexto salutogénico.


Palavras-chave


Pesquisa-ação participativa em saúde; educação em enfermagem; contexto salutogénico