Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Apresentação: O curso de Fisioterapia da implantou oficinas presenciais no período de estágio visando o desenvolvimento de atividades que tem como objetivo: Valorizar o saber e o fazer dos futuros profissionais da saúde interagindo partir da reflexão das práticas de saúde, baseada no significado da aprendizagem e na perspectiva de transformação das práticas profissionais. Evidenciar práticas e experiências inovadoras na saúde na construção do aprendizado, proporcionando a gestão do conhecimento produzido.
Desenvolvimento do Trabalho:
Os temas abordados
1. Oficina de atendimento em grupo – primícias de atendimento
2. Oficina de elaboração de técnicas para prevenção e promoção de saúde
3. Oficina de ferramentas de avaliação de qualidade de vida
4. Oficina de reconhecimento de unidades públicas de saúde
5. Oficina sobre conhecimento e aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade
6. Oficina de Matriciamento
Sequência Didática da Metodologia aplicada
Atividade 01- Oficina de Atendimento em Grupo – Primícias de Atendimento
Organização/ Disposição da Sala – Em plenária
Apresentação individual
Dinâmica do Reforço Positivo/Elogio – entre os alunos
- Cada aluno receberá uma folha onde deverá pontuar um elogio ao amigo mesmo sem conhecê-lo, realizar a dinâmica com todos os colegas.
Intuito: salientar a importância do reforço positivo tanto com os colegas de trabalho, como com os pacientes e treinar a capacidade de não exercer pré-julgamentos.
Após a pesquisa e leitura de artigos, cada grupo irá apresentá-lo salientando os principais pontos, posteriormente serão discutidos os temas e realizada uma reflexão com as seguintes perguntas: 1 – Qual a importância da construção de um grupo de saúde? 2 – Quais os componentes necessários para a construção de um grupo? 3 – Pontue uma ordem de atividades para a construção de um grupo e aponte as devidas funções e a importância de cada uma delas.
Questão prática – os mesmos grupos se dividirão novamente e cada um ficará responsável por apresentar de maneira sucinta os seguintes temas: Aquecimento global; Fortalecimento, Relaxamento.
Discutir a importância do aquecimento, porque realizá-lo, para que serve, tempo ideal, porque realizar o relaxamento, comando de voz, a importância de explicar o exercício para o usuário, correções, posicionamento do usuário e do terapeuta, fortalecimento repetições x objetivos, intervalo entre as repetições, correção e etc. O porque realizar, como realizar, tempo... Pontuar o que estava correto e sugerir propostas ao que não estava adequado.
Posteriormente, salientamos a importância dos aspectos biopsicossociais, a importância do olhar ampliado, a procura de espaços na comunidade, mesmo que o equipamento de saúde tenha um espaço próprio, propostas de ações partilhadas e compartilhadas com outros profissionais.
Dinâmica de sensibilização: “De profissional de saúde a usuário do sistema”;
Emprestar do AIS-VM sob autorização da Coordenadora do Ambulatório Dra. Luciene Mendes, alguns dispositivos como: tala, bengala, muletas, cadeira de rodas, dentre outros para que os alunos usem e sintam como é ser um portador de necessidades especiais.
Intuito: Colocar-se no lugar do usuário do Sistema de Saúde.
Para finalizar: uma reflexão em relação as atividades propostas.
Atividade 02- Oficina de elaboração de técnicas para prevenção e promoção de saúde
Pontuar na lousa os conceitos de Prevenção de Doenças e/ou Agravos e Promoção de Saúde.
Eleger 03 temas para que os alunos desenvolvam a atividade. Por exemplo: Grupo 01: Doenças Crônicas; Grupo 02: Quedas, Grupo 03: Sedentarismo.
Cada grupo ficará com um tema. Nos três temas, solicitar para que eles discorram sobre o tema pontuando:
- O que é? (Conceito/Definição); Tratamento; Promoção de Saúde, Intervenção Fisioterapêutica.
Elaborar material didático sobre o tema abordado anteriormente, como folder, cartazes entre outros.
Dinâmica da “Caixa Surpresa”: O animador pede que todos fiquem em pé, formando um círculo. Enquanto segura a caixa de papelão explica que dentro da caixa existe uma tarefa para cumprir.Deve explicar que a tarefa tem de ser cumprida sem reclamações e sem ajuda de ninguém. Ao som da música a caixa vai sendo passada e quando a música pára o animador questiona a pessoa que tem a caixa na mão se de facto quer abrir a caixa ou continuar a dinâmica. Dependendo da resposta continua-se ou passa-se ao momento de abrir a caixa e para surpresa de todos encontra-se um chocolate!O principal objetivo desta dinâmica é mostrar como somos inseguros diante de situações que representam perigo ou vergonha e que devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados à nossa frente. Desafios podem representar boas surpresas e não necessariamente más notícias.
Atividade 03- Oficina de Ferramentas de avaliação de qualidade de vida
Pesquisa – qual o significado de qualidade de vida para você e /ou algum conhecido?
Artigos de proposta para avaliação em qualidade de vida
Listar com o grupo os Instrumentos e pontos positivos e negativos, comparando-os
Dinâmica: “Foco no Usuário do Sistema de Saúde X Pressão Profissional e Pressão Pessoal”.
Dinâmica: construção de uma teia com o barbante: cada aluno fala um sonho e um medo, enquanto joga o barbante, dois dos colegas farão o papel dos “opressores”, estourando bexigas e falando com tom de voz alterado ao redor, enquanto falam de seus medos e sonhos, os alunos deverão passar uma bola com os pés ao colega ao lado, “a bola representará os usuários do sistema de saúde”, ou seja, o grande foco profissional.
Atividade 04- Oficina de Reconhecimento das Unidades de Saúde
Dinâmica da Dança Sênior – Boas Vindas
A importância do Acolhimento em uma unidade de saúde
Pontos fortes e fracos em uma unidade de saúde e comparar os desafios entre as unidades atendidas
Elaborar material que divulgue como é a Unidade de saúde do grupo e sua estrutura organizacional e atividades desenvolvidas
Apresentação das unidades
Atividade 05- Oficina de Conhecimento e Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
Simular como representação teatral uma patologia de base (exemplo osteoartrose) associada à gravidade, localização, comprometimento, fator emocional, facilitador e barreira.
Apresentar sobre a CIF – histórico, objetivos, aplicação, componentes, diferenças da CID-10 (doença X função) e papel do fisioterapeuta.
Elaborar caso cínico e classificar.
Atividade 06- Oficina de Matriciamento
Falar sobre os serviços de saúde e o desempenho da equipe
Vocabulários específicos dentro da saúde pública – comunicação
Dinâmica para finalizar: “A importância do trabalho em equipe”
- Dinâmica: abrir o pirulito sem usar uma mão e a boca. Intuito: mostrar a importância do trabalho em equipe, do pensamento coletivo, da importância de saber pedir ajuda quando necessário e do olhar ao próximo.
Resultados:
As oficinas foram muito produtivas, os alunos são colaborativos e estão dispostos a aprender com essa nova proposta de atividades. Produção de conhecimento científico através de trocas das experiências e desafios vivenciados nas Unidades de Saúde. Elaboração de materiais de divulgação nas atividades em grupo com a finalidade de prevenção e promoção de saúde. Índice de absenteísmo reduzido, devido ao elevado grau de comprometimento com o aprendizado do aluno
Considerações Finais
Projetos já implementados que tenham como base evidências sobre a formação e qualificação dos futuros profissionais de saúde e que apresentam contribuições para a melhoria da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).