Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Atividades de educação permanente no estágio supervisionado da atenção hospitalar: um relato de experiência do ensino da gestão cuidado de enfermagem
Denise Zocche, Fabiane Pertille, Michelle Kuntz Durand, Andreia Dallgnol

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


O exercício profissional do enfermeiro contempla uma diversidade de ações e saberes que culminam na garantia da integralidade da atenção em saúde. Neste sentido, a dimensão educativa do trabalho em enfermagem propicia o desenvolvimento de relações direta e contínua entre profissionais, usuários e instituições. Tais relações se constituem por meio de ações educativas (capacitações, treinamentos, qualificações). As ações são transversais ao processo de formação dos profissionais de enfermagem com vistas a desenvolver habilidades e competências que assegurem a integralidade da atenção e a humanização do atendimento à saúde de indivíduos, famílias e comunidade.Tais ações de educação em saúde estão intrínsecas nas condutas de enfermagem, configurando-se num elemento-chave da identidade profissional da enfermagem. Nesse cenário, processos formativos se fazem presentes, como por exemplo, os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), que são períodos de maior interação com os serviços de saúde onde todas as dimensões do trabalho em enfermagem bem como a mobilização de valores humanos, são desenvolvidos. Considerando tais características, a realização dos ECS I no contexto hospitalar, oportuniza o desenvolvimento de todas as dimensões necessárias ao exercício profissional, ou seja, a educativa, a assistencial, a gerencial e investigativa de enfermagem. Sobre a dimensão educativa, cabe destacar que nos processos formativos esta dimensão constitui um eixo importante pois trata dos processos de ensinar e aprender em serviço, no serviço, a fim de que os profissionais possam atender as demandas de saúde e cuidado tantos dos indivíduos quanto da população em geral. Tais atividades exigem a constante busca de conhecimento atualizado e reconhecido pela comunidade científica da área da saúde, o que requer dedicação e compromisso por parte da comunidade acadêmica. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de um grupo de docentes supervisores do estágio supervisionado I, que utilizam a dimensão educativa para o desenvolvimento de competências e habilidades no ECS na atenção hospitalar. Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, ministrada na nona fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Esta disciplina tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências para o exercício da gestão e gerência de enfermagem na atenção hospitalar, incluindo ações educativas. Os ECS foram realizados em Hospitais públicos e privados da região oeste e da capital de Santa Catarina e ainda, região metropolitana do Rio Grande do Sul no período de fevereiro a novembro de 2017. Os setores hospitalares onde os estágios foram desenvolvidos realizam atendimentos de pacientes adultos e pediátricos em diversas especialidades médicas. Os critérios que fundamentam as das ações educativas estão orientados a partir da pauta de educação continuada e permanente do hospital, ou também podem ser identificadas através da vivência in loco, solicitação do enfermeiro supervisor do campo e ainda, relato da equipe de enfermagem.  Ao identificarem o tema, os acadêmicos elaboram plano de aula e material complementar para capacitação e treinamento dos profissionais envolvidos. Destaca-se que todas as dimensões do trabalho de enfermagem, no ECS I, estão articuladas com as atividades investigativas, que são pautadas nos princípio das Prática Baseada em Evidência (PBE), utilizando a revisão de literatura como um dos pilares para a construção de materiais pedagógicos e/ou de formação em serviço. A dimensão educativa é realizada com o intuito de promover a produção e incorporação de saberes, entre e pela equipe de enfermagem. O acadêmico participa ativamente destas atividades, planejando capacitações, treinamentos ou rodas de conversa sobre temas, onde os acadêmicos elaboram material educativo a partir de revisões de literatura, que passam a ser incorporadas em outros instrumentos como os Procedimentos operacionais padrão (POP), protocolos assistenciais ou rotinas de trabalho. Resultados e discussão: a atividade educativa, possui um dinamismo próprio, fornece informações relevantes para a tomada de decisão e contribui para fundamentar as discussões e reflexões sobre a prática do cuidado em enfermagem junto a equipe. Foram realizadas 45 atividades educativas, considerando atividades educativas agendados com o serviço e realizadas de modo formal com a equipe de enfermagem. As temáticas envolvem aspectos relacionadas a qualidade da assistência no que se refere a dimensão técnica do cuidado (revisão de procedimentos técnicos, atendimento de situações de urgência e emergência), rotinas do serviço (quanto a alterações nos processos institucionais de oferta da atenção à saúde e/ou incorporação de novos conceitos). Outras ações envolveram o repasse de informações quanto aos aspectos gerenciais do cuidado (registros de enfermagem, aspectos de auditoria hospitalar, normativas e orientações que envolvem a segurança do paciente). Destaca-se também ações que foram elaboradas observando as características do setor e do perfil dos usuários atendidos, sendo fortemente evidenciadas em setores que realizam atendimentos em setores especializados (tratamento oncológico, saúde materna infantil). Também foram desenvolvidas ações em saúde, tomando por base períodos e campanhas temáticas de saúde como campanhas de higienização de mãos, agosto dourado (amamentação), outubro rosa, novembro azul. As ações educativas foram direcionadas em grande parte para as equipes de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), visto que possuem protagonismo das ações em saúde e/ou participam ativamente da organização do cuidado. Considerações finais. A inserção do acadêmico na realidade dos trabalhadores do SUS tem favorecido experiências de caráter multiprofissional e interdisciplinar, envolvendo professores, estudantes e profissionais num movimento o qual um capacita o outro em suas atividades diárias, com o compartilhamento de saberes, atendendo os pressupostos da educação permanente. As vivências subsidiam o crescimento acadêmico, pois possibilitam a intervenção em problemas do cotidiano do processo de trabalho das equipes de saúde. O enfrentamento de problemas, considerando a participação de todos os envolvidos e numa perspectiva inovadora e abordagem crítico-reflexiva, contribui para o desenvolvimento de competências como a liderança e sobretudo, para a autonomia do futuro profissional. Os movimentos originados pelas atividades investigativas, geram inserções de outros membros da equipe, em especial dos enfermeiros assistenciais, e técnicos de enfermagem, pois o produto de tais atividades é socializado e compartilhado com todos os membros da equipe, sendo incorporado na elaboração de instrumentos gerenciais e de tomada de decisão dos enfermeiros. Portanto, a inserção de atividades investigativas por meio de estudos de caso aliados a aplicação de todas as etapas do processo de enfermagem, contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às práticas de pesquisa em saúde e enfermagem, pois oportunizam o desenvolvimento do raciocínio clínico, da autonomia nos acadêmicos, atributos tão necessários aos futuros profissionais enfermeiros.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE; ENFERMAGEM; ESTÁGIO SUPERVISIONADO