Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Monitoria como atividade facilitadora na aprendizagem da Saúde Coletiva III na Faculdade de Medicina: um relato de caso dos monitores da disciplina
Ariele dos Anjos de Oliveira, Alladin Anderson Ramos Barbosa, Fabiana Mânica Martins

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO

O trabalho objetiva relatar a importância da atividade de monitoria durante a graduação, tanto para os docentes instruídos que tem um acompanhamento mais individualizado, como principalmente para a consolidação da aprendizagem dos monitores, bem como sua influência benéfica no estímulo à docência, como previsto nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina.

DESENVOLVIMENTO

Realizou-se uma vivência em atividades teórico-práticas por discentes do curso de medicina, na atividade de monitoria da disciplina de Saúde Coletiva 3 durante os semestres de 2016.2 e 2017.1 na Universidade Federal do Amazonas. Durante este período os monitores acompanhavam as aulas teóricas da disciplina auxiliando o professor na aplicação de atividades expositivas auxiliando os alunos durante esse período.

Nas sextas feiras cada grupo de aluno era designado para uma unidade básica de saúde e cada monitor responsável por um grupo acompanhava as atividades de cada grupo juntamente com o professor, os monitores eram preparados para orientar a iniciação dos alunos como observadores ativos das unidades básicas de saúde de várias zonas da capital. Estas práticas acontecem na rede básica de atenção à saúde de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, acompanhando os alunos e ao mesmo tempo conhecendo a realidade de Atenção Básica de Manaus, acompanhando o processo de trabalho dos profissionais que atendem os usuários do SUS no território, acompanhando o agentes comunitários de saúde, os dentistas e médicos e aprendendo sobre a metodologia para se aproximar da população, de acordo com as diretrizes curriculares para a formação do curso de Medicina.

RESULTADOS

A presença do monitor nas atividades teóricas e práticas é de fundamental importância pois  sua figura extrapola a representação social no âmbito acadêmico, já que não se trata apenas do título e das horas extracurriculares recebidos, mas principalmente como instrumento facilitador da aprendizagem, bem como acompanhamento mais íntimo com os alunos que estão cursando a disciplina, e dessa forma tornam-se instrumentos de identificação de problemas psicopedagógicos dos alunos, sendo um canal de identificação e comunicação para os professores sobre possíveis dificuldades que estejam ocorrendo, além disso, é visível a reciclagem do conhecimento do monitor nesse momento de troca, facilitando a assimilação de correlações clínicas ao longo da graduação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista os aspectos observados, constata-se a influência positiva da monitoria, tanto para a desenvoltura como para a oratória do monitor, cumprindo o objetivo de introdução à docência. Essa experiência possibilita que o monitor viva a experiência novamente de forma mais madura e proporciona nos espaços de formação do conhecimento a facilitação do aprendizado na formação dos futuros médicos, pelo fato de estarmos no SUS e para o SUS que é o sistema pelo qual trabalhamos, lutamos e defendemos. Logo, percebemos a Atenção Básica à Saúde como um espaço de aprendizagem e o monitor como um facilitador no processo de aprendizagem, uma vez que ele já vivenciou essa experiência.

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Monitoria; Atenção Básica de Saúde.