Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Clínica de Odontologia Ampliada da Univates-RS: Muito Além do Céu da Boca
Maurício Teixeira, Olinda Maria de fátima Lechmann Saldanha, Andreas Rucks Varvaki Rados, Alessandro Menna Alves, Fábio Guarnieri, João Augusto Peixoto de Oliveira, Eduardo Sehnem, Thaise Gomes e Nobrega Alves

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Introdução: O curso de Odontologia da Univates iniciou em 2015 com uma proposta inovadora no seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Este currículo foi pensado a partir das diretrizes curriculares para os curso de Odontologia e tem como premissas o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia dos sujeitos e aprendizagem significativa. Está organizado através de um currículo modular integrado e o uso de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem para a formação de habilidades e desenvolvimento de competências capazes de formar cidadãos humanistas, generalistas, capazes de atuar nos diversos níveis de atenção à saúde a partir de princípios éticos. Para isto, trabalhamos com a proposta de utilizar princípios da Clínica Ampliada e da humanização do cuidado, no processo de formação dos  futuros profissionais.

Para a execução de uma clínica ampliada capaz de prestar atenção aos sujeitos, rompendo com o modelo de formação centrado na doença, os estudantes são inseridos no primeiro módulo (semestre) do curso na CURES (Clínica Universitária Regional de Educação em Saúde) para atividades e atendimentos interdisciplinares como acolhimento, discussão de casos para a proposição de Projeto Terapêutico Singular (PTS), reunião de equipe, entre outras. Neste espaço, estudantes dos cursos da saúde de diversos tempos de formação interagem com usuários da rede de saúde da região. No segundo módulo, participam do planejamento e execução de atividades de promoção de saúde numa escola de ensino fundamental, as propostas vão desde exames e escovações dentárias supervisionadas até análises de diários alimentares. No terceiro módulo estudam e participam das reuniões do conselho municipal e de pelo menos uma reunião do conselho estadual de saúde na busca do entendimento da importância da participação social na construção do Sistema Único de Saúde. A partir do quarto módulo, quando começam as atividades clínicas específicas de odontologia, os estudantes têm encontros periódicos com uma professora de psicologia para estudar conceitos e problematizar situações do campo da saúde mental, que possam estar atravessadas no atendimento odontológico, afetando tanto os estudantes quanto os usuários do serviço.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um docente da área da psicologia problematizando com os estudantes do curso de Odontologia os desafios de professores, estudantes e usuários, nos primeiros semestres da clínica de odontologia de um curso novo, na implementação dos princípios da clínica ampliada.

Metodologia: Entre o quarto e o sétimo semestre os estudantes têm encontros quinzenais com uma professora de psicologia atuando de forma integrada com os professores da clínica para discussão de temas relacionados ao campo da Psicologia e ao sofrimento psíquico, observados nos primeiros atendimentos odontológicos. Os encontros seguem os temas propostos pelo PPC, mas também acolhem as demandas e necessidades apresentadas pelos estudantes, a partir das vivências na clínica, nos encontros com usuários de diversas faixas etárias, com os profissionais das equipes dos serviços onde desenvolvem as práticas e ainda, dos temas estudados com os demais professores. Os encontros oportunizaram a promoção da escuta e do compartilhamento de sentimentos entre os estudantes e a docente, seguidos do estudo de temas relacionados aos processos de subjetivação do sujeito, ao luto e as diversas formas de reação dos sujeitos diante das perdas, cuidados paliativos do paciente terminal e apoio aos familiares; os cuidados e a promoção de saúde mental dos profissionais de saúde, entre outros. Neste sentido, a partir das demandas dos estudantes foram estudados diferentes temas, por meio de debates, projeção e análise de filmes e outras atividades que oportunizaram diálogo, escuta, problematizações, além de produção de sínteses críticas, proposição de novas estratégias de intervenção e cuidado. As ações de cuidado foram planejadas para os usuários e seus familiares, assim como para os profissionais de saúde, considerando o contexto de cada situação.

Resultados: Os temas foram abordados a partir das vivências dos estudantes no decorrer do semestre, destacando tanto os resultados positivos, assim como as dificuldades de continuidade no tratamento de alguns usuários e por diagnósticos com prognósticos pouco favoráveis. Estes últimos geraram dúvidas, assim como sofrimento nos estudantes e foram analisados de maneira articulada com os docentes que desenvolvem conteúdos da estomatologia e diagnóstico de câncer, discutidas estratégias de acompanhamento a usuários diagnosticados com estas patologias. A partir das discussões referentes à Clínica Ampliada foram iniciados estudos sobre as Práticas Integrativas e Complementares.

Discussão: Ao iniciar o quarto módulo do curso as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, são: -Desenvolvimento de postura crítica em relação à tomada de decisão referente ao tratamento e terapêutica odontológicos; -Capacidade de análise holística do desequilíbrio do processo saúde-doença, considerando os determinantes sociais da saúde; -Compreensão das fases do desenvolvimento humano e os diferentes significados e a intervenção nos cuidados em saúde. Para o quinto módulo as habilidades são: -Identificação e reconhecimento do indivíduo como um ser bio-psico-social que apresenta necessidades em saúde; -Identificação e reconhecimento das doenças mais prevalentes e distúrbios relacionados à saúde bucal e realização de procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle; -Identificação das práticas integrativas e complementares e reconhecimento da homeopatia como uma destas práticas; -Obtenção e registro de informações confiáveis e avaliação objetiva, mantendo a confidencialidade delas na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; -Emprego das decisões clínicas de forma humanística, baseados na ética e de acordo com evidências científicas atuais. Durante o planejamento do curso o que buscamos sempre foi o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da autonomia dos estudantes e da aprendizagem significativa. O currículo modular integrado e o uso de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem facilitam a identificação do ser bio-psico-social não só nos usuários mas também no autoconhecimento e na tomada de decisões clínicas pautadas pela ética.

Considerações finais: O estudo dos temas do campo da saúde mental contribuem com o processo de formação dos estudantes de odontologia e favorecem melhor compreensão sobre  os sentimentos, angústias e necessidades de saúde dos usuários. Ampliar a clínica diz respeito a, além de escutar os usuários de forma ampliada, se perceber como sujeitos de seu próprio aprendizado. Fica clara a percepção de que ao estudar as reações do outro, os estudantes projetam seus próprios dilemas em uma época crucial do ensino da Odontologia, na qual estão desenvolvendo os primeiros raciocínios clínicos.



Palavras-chave


Clínica Ampliada; Clínica Odontológica; Humanização da Assistência