Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Arte, Terapia e Saúde com puérperas albergadas na Maternidade Ana Braga.
Matheus Jun de Paula FUGITA, Bianca Frota Farias de França, Maiara Magri Pereira Olenchi, Matheus de Souza Cerveira Pereira, José Paulo Guedes Saint Clair, Aline Mariana Silva Cândido, Fernada Helena Oliveira Fecury da Gama, Bahyyieh Ahmadpour Furtado

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: o projeto é uma atividade de extensão de acadêmicos de Medicina de Manaus auxiliados por profissionais de Enfermagem e Psicologia. Seu objetivo é ajudar, na maternidade Ana Braga, com arterapia e sessões psicológicas, as mães em puerpério durante a difícil e estressante fase que é a maternidade pós-parto.

Desenvolvimento do trabalho: essa atividade tem sido realizada desde Fevereiro de 2016 com intensa pesquisa teórica, viabilizando visitas na maternidade para que os alunos entrassem em contato com as puérperas todas as segundas-feiras e soubessem os melhores métodos de abordagem humanizada. Nessas ocasiões, os alunos e seus orientadores apresentavam temas relacionados à maternagem, saúde feminina, planejamento familiar e maternidade através de atividades lúdico-artísticas e sessões de terapia psicológica, alternando-se as propostas de ensino e terapia semanalmente. Dessa forma, em uma visita semanal, fazia-se a roda de conversa para falar dos sentimentos das mães na presença de profissionais da psicologia, em outra, ministravam-se lições práticas para as mães através de atividades interativas. Podem-se citar, entre essas atividades, a musicoterapia, ensino de corte e costura e diversas formas de arte artesanal.  

Resultados: as visitas foram sempre muito bem frequentadas e recebidas pelas mães desde os primeiros momentos. Estima-se que, pelo menos, 200 mães foram assistidas no projeto. Muitas delas relatavam sentimentos depressivos, de abandono, stress e angústia ou por serem pouco acudidas pela família, ou por terem filhos com complicações médicas, ou por inexperiência e baixa idade na maternagem. Verdade é que, na maioria dos casos, a rotina delas se resume a amamentar o filho e esperar em seu leito até outro momento de amamentação. Essa repetição, ócio e isolamento causam as mais diversas reações negativas nas mães. No entanto, ao se depararem com nossas visitas, os relatos de alívio, agradecimento e melhoria multiplicarem-se pela maternidade. Mães que chegaram a relatar sentimentos suicidas durante as sessões psicológicas, sentiram-se melhor após as atividades do projeto. Muitas mães criaram vínculos entre si em decorrência das atividades interativas, o que gerou clima de amistosidade e companheirismo que, antes, era ausente nos dormitórios. 

Considerações finais: a experiência que o grupo de acadêmicos adquiriu durante o projeto foi, sem dúvidas, de intenso valor tanto social e humanizador quanto técnico, pois exigiu que se unissem o conhecimento médico à inteligência emocional e à prática artística. Esses três elementos juntos puderam proporcionar oportunidades que, numa graduação comum, não existiriam, mas que, por intermédio da extensão, vieram a ocorrer. A equipe recomenda esse tipo de abordagem a todos os alunos da área da saúde.


Palavras-chave


arteterapia; puerpério; maternagem; cuidado em saúde