Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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FEBRE AMARELA FOCO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: experiência de Processos Educativos em Enfermagem
Caroline Palma e Silva da Costa, Ruan Matheus Silva de Freitas, Marcilene da Silva Saraiva, Geyse Aline Rodrigues Dias

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa realizada durante o período de práticas no Laboratório de Habilidades Humanas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, localizado em uma Unidade Municipal de Saúde da periferia de Belém-Pará, em virtude da necessidade de maior frequência de ações educativas para difundir conhecimento em meio à população local, para que a essência da atenção básica (prevenção) seja alcançada. Para tanto, também se levou em consideração o crescimento dos casos de febre amarela no estado do Pará, o que impulsionou a necessidade da abordagem para esclarecimento sobre os cuidados e informações atualizadas sobre a doença no país. Para este diagnóstico utilizou-se a observação e conversa informal com os usuários, portanto, esta atividade foi guiada pela concepção pedagógica histórico-crítica, que busca primordialmente, por meio de estratégias informais e guiadas pelos facilitadores, construir conhecimento junto com o público alvo de forma participativa, utilizando também de métodos para transmissão de informações.  Desenvolvimento: O processo educativo foi desenvolvido por meio do uso de um boneco com placas grudadas com sintomas corretos e equivocados referentes à febre amarela. Com a participação dos usuários mantiveram-se apenas os sintomas corretos acompanhados de explicações acessíveis sobre os motivos dos mesmos. Após isso, foram retratadas pelos acadêmicos juntamente com os participantes as formas de tratamento, prevenção e transmissão da doença, bem como o seu histórico no país. Como forma de avaliação da ação, utilizou-se uma urna contendo perguntas referentes ao que fora exposto sendo sorteadas e respondidas pelos mesmos para divulgar os conhecimentos adquiridos. Resultado e/ou impacto: durante a discussão e com a coleta de respostas direcionadas, os participantes mostraram maior segurança e esclarecimento sobre o tema; sendo assim, tornaram-se capazes de disseminar o conhecimento referente ao tema para pessoas de sua convivência e reconhecendo com maior clareza a sintomatologia. Essa atividade também possibilitou o desenvolvimento dos acadêmicos de enfermagem quanto ao papel de educador em saúde proposto por sua formação, com essa experiência foi possível compreender a importância da educação em saúde na atenção primária, bem como aprimorar habilidades e competências para o seu bom desenvolvimento nesse contexto. Considerações finais: com base nos resultados obtidos e na satisfação dos participantes e acadêmicos ao final da ação, evidenciou-se a eficácia na comunicação e construção de conhecimento, além de solucionar parcialmente a problemática proposta com a perspectiva de informar e educar sobre a febre amarela assim como a população inclusa na cobertura para a imunização, com o intuito de amenizar dúvidas e desconhecimentos sobre a doença.


Palavras-chave


Educação em saúde; Febre amarela; Enfermagem.