Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ÁGUA É VIDA - EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A SUSTENTABILIDADE
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR, DAYANE VILANIA FERREIRA DA SILVA, RICHIENNE THAILANE DO PATROCINIO DOVAL, KATARA GARDENIA SOARES ALVES, JOCELLEM ALVES DE MEDEIROS, DAYARA AINNE DE SOUSA ARAUJO, DAYANNE COSTA DA SILVA, CLARA CAROLINE DOS SANTOS SILVA

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Introdução: A educação ambiental se estabeleceu como política pública através da Lei nº 6.938, que dentre tantas coisas tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental para assegurar condições tanto de desenvolvimento sócio-econômico quanto de proteção da dignidade da vida humana (BRASIL, 1981). Dessa maneira visa promover educação em todos os níveis de ensino e a conscientização através de um processo no qual o indivíduo junto a coletividade constroem valores social, conhecimento e habilidades para a conservação do meio ambiente, com práticas de tomadas de decisões com meios para preservação do ambiente, assim como sua sustentabilidade, desempenhando um importante papel no fortalecimento das políticas públicas de recursos hídricos que atualmente é um dos maiores problemas enfrentados no nosso país, especialmente na região nordeste. Apesar de ser um assunto que muito preocupa e que é de conhecimento de grande parte da população, percebe-se que ainda assim muito pode ser feito para que a água seja usada de forma consciente. Objetivo: Relatar ações de educação ambiental desenvolvidas em escolas no município de Santa Cruz/RN para discutir o uso consciente de água, a importância ao acesso à agua limpa e de qualidade para a saúde humana e meios para reduzir seu desperdício. Metodologia: Discentes dos diversos cursos Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA vivenciaram experiências através do projeto ÁGUA É VIDA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A SUSTENTABILIDADE em duas escolas no município de Santa Cruz/RN, no bairro Conjunto Conêgo Monte, as ações aconteceram inicialmente através de visitas nas escolas onde foi trabalhado questionamentos sobre o uso consciente da água e seu desperdício com alunos e professores, essas ações foram planejadas pelos integrantes do projeto através de reuniões que aconteciam semanalmente de acordo com os horários dos discentes. Como produto da primeira escola foi produzido um filtro purificador de água que foi apresentado a algumas turmas, através dele foi desenvolvida uma atividade lúdica de conscientização do uso da água e de sua reutilização. Os materiais necessários para a construção desse filtro foram: uma garrafa pet de 2 (dois) litros com tampa, um filtro de café, uma pequena porção de algodão simples, uma pequena porção de pedregulhos, uma pequena quantidade de carvão em tamanhos bem pequenos, uma pequena quantidade de areia fina e outra de areia mais grossa, uma pequena porção de pedrinhas mais grossas e, por último, uma pequena porção de britas. Todos esses materiais foram lavados e secados para poder compor o filtro de água. Na outra escola os participantes do projeto se reuniram para planejar as ações e como produto foram utilizados jogos como: jogo da velha, bola na garrafa, caça palavras, acerte o número e basquete na garrafa, que foram desenvolvidos com materiais recicláveis. As ações foram realizadas com alunos do turno matutino da escola, se iniciando pelo teatro de fantoches que abordada a conscientização das crianças através do humor e da reflexão sobre pequenos gestos do dia a dia delas que poderiam ser modificados para gerar menos desperdício de água e o seu uso consciente e logo após o circuito com os jogos com duração máxima de 30 minutos para cada turma. Resultados: De forma colaborativa e interdisciplinar, tento em vista que os discentes envolvidos pertencem a cursos distintos como Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, os mesmos vivenciaram um contato mais próximo da comunidade que os permitiu observar e participar do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim com uma formação crítica reflexiva dos envolvidos, pois a cada encontro e ação realizada havia a problematização e a troca de conhecimento respeitando as particularidades da comunidade. Diante das ações projetadas após as primeiras visitas e sabendo da importância de trabalhar esse assunto com o público infanto-juvenil e que nesse período a construção de saberes é fundamental para um bom desenvolvimento não apenas intelectual, mas linguística, afetiva e de relação interpessoal, viu-se a necessidade da promoção da educação em saúde e meio ambiente. Esta foi realizada através de rodas de conversas baseadas na experiência de Paulo Freire com seu método de alfabetização que chamava de “Círculo de Cultura” que proporcionaram não somente levar a informação até o público alvo, mas sim o retorno que é muito válido pois desde o princípio do projeto se esperou e priorizou que houvesse a participação popular tão essencial para o andamento do mesmo. Entre os pontos negativos e positivos que encontramos ao decorrer das ações foi percebido uma maior resistência de alguns professores na colaboração delas, fazendo refletir um pouco de como o ensino estava sendo passado para o público em questão, porém vale salientar que os demais demonstraram grande satisfação com o trabalho feito na escola e com os alunos reiterando o quanto a educação ambiental é necessária no momento em que vivemos. Todavia apesar de algumas limitações, as ações trouxeram bastante aprendizado a todos os envolvidos no projeto, pois o ensino além das dimensões universitárias garante ao discente uma formação mais humanizada e ganhos para a comunidade. Conclusões: Compreendemos a importância do nosso projeto de extensão e do trabalho em equipe dos discentes em passos estreitos com a comunidade santacruzense, especialmente com os alunos de duas escolas do ensino fundamental e seus professores, onde juntos pudemos construir meios práticos possíveis e de fácil confecção e interpretação para o uso consciente da água, atitudes de sustentabilidade com o filtro purificador de água, atividades dinamizadas com alerta na redução do uso hídrico em todos os ambientes que eles frequentem, brincadeiras com materiais recicláveis e rodas de conversa. Tudo isso com o foco principal em promover a educação ambiental das crianças e jovens, preocupando-os com a qualidade de suas vidas hoje e a das futuras gerações, além de principalmente contribuir para a preservação do meio ambiente como um todo. Nessas intervenções, levamos, sem dúvida, educação e preocupação saudável para os estudantes, visando uma boa transformação da comunidade e de cada indivíduo que faz parte dela.


Palavras-chave


Promoção da saúde; Educação Ambiental; Sustentabilidade