Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ACREDITAÇÃO PEDAGÓGICA: uma experiência de mobilização em torno da qualidade de processos formativos para o SUS.
ROSA MARIA PINHEIRO SOUZA, Adriana Aguiar, Adriana Aguiar, Ondina Canuto, Ondina Canuto, Kleber Rangel, Kleber Rangel

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Essa iniciativa teve a sua origem no final dos anos 90, fruto da parceria ENSP/Fiocruz com a École des Hautes Études en Santé Publique, na França. Interrompido em 2003, foi recuperado em 2012, quando um conjunto de movimentos, articulações e ações foram empreendidas resultando no projeto “A Acreditação Pedagógica dos Cursos lato sensu em Saúde Pública e a Formação em Saúde Pública: uma possibilidade de caminhos convergentes”, coordenado pela Rede de Escolas de Saúde Pública – REDESCOLA, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS.

Referido projeto tem como propósito melhorar a qualidade da oferta dos cursos lato sensu da área da saúde pública no Brasil, contribuindo para que as práticas profissionais e de organização do trabalho nas instituições de saúde estejam alinhadas com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS e comprometidas com práticas que representem uma renovação da oferta de serviços de saúde e da organização do Sistema no território.

Dentre as rearticulações efetuadas para assegurar a exequibilidade do projeto destaca-se a parceria com a ABRASCO, que é a instituição responsável pela acreditação dos cursos, tendo em vista a sua condição de ser uma instituição reconhecida no âmbito da saúde coletiva.

A Acreditação Pedagógica de Cursos em Saúde Pública consiste em fases articuladas, envolvendo: a autoavaliação, a avaliação externa e a acreditação propriamente dita.  Trata-se de uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade. Envolve aspectos concernentes às dimensões: gerencial, pedagógica e infraestrutura.

Já foram realizadas 09 oficinas de mobilização ao processo acreditador e 03 cursos já foram acreditados: Curso de Especialização em Vigilância Sanitária - Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS - Escola de Saúde Pública do Estado Paraná e Curso de Especialização em Saúde Pública – Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

Encontram-se inscritos na trajetória da qualidade os Cursos de:  Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento e o de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social - ENSP/Fiocruz, Especialização em Gestão de Processos Formativos no âmbito do SUS - Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia, os quais já receberam a visita dos avaliadores externos e foram submetidos ao Comitê de experts da ABRASCO para avaliação final.

Para além do resultado em si, destaca-se nessa experiência, a mobilização interna da instituição, inerente ao processo de acreditação pedagógica de cursos que tem como fator-chave de sucesso, a elaboração coletiva do relatório de autoavaliação que compartilha o olhar dos membros da escola, focando o curso, observando-o a partir da ambiência da escola. Esse processo se traduz sobretudo na inserção do curso na trajetória da qualidade, fomentando uma cultura de qualidade nas instituições formadoras participantes que se fortaleceu a partir de um movimento vigoroso e estimulou olhares cruzados internos e externos, sobre potências e desafios, nem sempre vislumbrados, nos modos tradicionais de avaliação.


Palavras-chave


acreditação pedagógica; avaliação de cursos; formação lato sensu em saúde pública