Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Atividades de Promoção à Saúde junto a servidores públicos federais em Juiz de Fora - Minas Gerais.
Helda da Silva Moreira, Ludmila Silva Pinho

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O presente relato de experiência trata-se de um projeto que envolve ações em Promoção à Saúde realizadas em um instituto federal na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. O conceito de Promoção de saúde utilizado no projeto é o mesmo da Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, no Canadá, em 1986 que estabeleceu o conceito de promoção da saúde, enquanto o “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo” (OMS, 1986).

As atividades foram realizadas pela equipe da Coordenação de Assistência ao Servidor - CAS, composta por uma assistente social e duas psicólogas, que trabalham na Reitoria do IFSUDESTE MG, com a finalidade de proporcionar momentos de encontros entre servidores para apresentar orientações em saúde com diversos profissionais da saúde e após em seguida abrir espaço para a discussão e esclarecimentos de dúvidas dos participantes. Dentre os objetivos das atividades destacam-se o de promover a sensibilização dos cuidados individuais e coletivos com a saúde dos servidores.

A metodologia utilizada foi convidar profissionais de outras instituições, em forma de parceria, para que conduzissem as atividades, sendo reservado um auditório no 12º andar com recursos audiovisuais para exposição de slides ou vídeos usados nas atividades. Após a explanação do profissional convidado, foi destinado um período para esclarecimentos de dúvidas e discussões com todos os participantes. Os servidores foram convidados, através de convites enviados por email institucional e pessoalmente pela equipe da CAS.

Em 2017 aconteceram três atividades: Diálogos sobre Saúde Mental, com 40 participantes; Atividade educativa em saúde da mulher, com 34 participantes; e Atividade educativa em saúde do homem, com 31 participantes.

Apesar de ser uma iniciativa nova na instituição houve uma boa adesão (participação) dos servidores, sendo que existem cerca de 100 servidores na unidade onde foram realizadas as atividades. Ao longo dos encontros foi possível observar a participação pró-ativa dos servidores na troca de experiências e discussões dos temas propostos, assim como na sugestão de temas para próximos encontros.

Consideramos ter sido uma excelente iniciativa, devido à participação ativa dos servidores, uma vez que observamos que, com o desenvolvimento dessas atividades, os servidores têm buscado com maior frequência a CAS, solicitando intervenções, o que pode apontar para uma maior preocupação e consequente intensificação dos cuidados em saúde, fomentadas por esses espaços de diálogos.

Acreditamos que através dessas ações em promoção/educação em saúde desenvolvidas pela equipe multiprofissional da CAS, em parceria com profissionais convidados e instituições, oportunizamos a (re) construção de percepções sobre saúde e bem-estar, o que culmina em processos de empoderamento e maior responsabilização/protagonismo em relação à saúde do servidor no ambiente de trabalho.

 


Palavras-chave


Promoção à Saúde; Trabalho, Saúde do Trabalhador.