Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UM INTERIOR DO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Vanderson Pereira, Deyvylan Araujo Reis

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento, que tem como objetivos despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, introduzindo o jovem universitário no domínio do método científico; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Neste enfoque, o cenário de pesquisa evidenciou desafios e inquietudes em busca do conhecimento para ser pesquisador iniciante, principalmente em um cenário com as peculiaridades únicas como interior do Amazonas. Este estudo tem como objetivo relatar experiência de um bolsista de PIBIC/CNPq da pesquisa intitulada “Fatores de risco para Desenvolvimento de Diabetes Mellitus do Tipo II em Estudantes Universitários do Curso de Enfermagem”. Desenvolvimento do trabalho: O projeto de PIBIC/CNPq teve início no mês de agosto de 2017 e com o termino para o mês de julho de 2018. Os participantes do estudo são os discentes matriculados do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Coari do Estado do Amazonas. Resultados: Esta pesquisa foi organizada em quatro tópicos com finalidade de relata a experiência vivência, a saber: 1. A trajetória para ser bolsista de PIBIC/CNPq: consiste na descrição do período de convite do professor orientador, a construção do projeto até a sua submissão; 2. Pesquisa bibliográfica: refere ao relato quanto ao conhecimento das bases de dados, que são importantes para o pesquisador; 3. As dificuldades e limitações no estudo: consiste em descrever à experiência em relação a redação cientifica, aos recursos financeiro e a falta de internet; 4. A experiência pessoal e profissional: descreve os sentimentos, medos, angustias e a contribuição da investigação no crescimento acadêmico para formação do futuro profissional de Enfermagem e sua inserção na investigação cientifica. Considerações finais: A trajetória percorrida neste período como bolsista de um projeto de iniciação científica (PIBIC/CNPq) oportunizou uma experiência rica, única de crescimento pessoal e profissional, além do aprendizado cientifico como um futuro pesquisador, especificamente na área da Enfermagem.

Palavras-chave


Pesquisa; estudante; Diabetes Mellitus; Enfermagem