Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Câncer de mama masculino como doença ocupacional: um relato de caso em ourives aposentado
eliane cristina da silva da silva pinto carneiro

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Eliane Cristina da Silva Pinto Carneiro1

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva2

Eliane Ramos Pereira3

Nelson dos Santos Nunes4

Diomedia  Zacarias Teixeira5

Mônica Moura da Silveira Lima6

 

Palavras-chave: câncer mama homem, ourives

 

Introdução: A ourivesaria inclui a produção de relógios, moedas, filigrana e joias e a inserção ou trabalho em joias semi-preciosas (SANTOS, 2017). Os principais fatores de risco associados a essa atividade são a exposição a agentes químicos, questões ergonômicas e o esforço visual (SANTOS, 2017). No que concerne às doenças profissionais, destacam-se a silicose e as consequências da hipertermia.

O calor é risco físico presente em processos com liberação de grande quantidade de energia térmica e está presente em várias atividades como a ouriveraria no momento da fundição. A hipertermia pode ter como resultantes taquicardia, cansaço, irritação, prostração térmica, intermação, prejuízo das funções digestivas (NR9) e da espermatogênese. O aumento da temperatura dos testículos pode impedir a espermatogênese, por causar degeneração da maioria das células dos túbulos seminíferos além das espermatogônias (GUYTON, 2015).

A diminuição da espermatogênese leva a diminuição dos níveis de testosterona e aumento da SHBG, globulina ligadora de hormônios sexuais (MARTITTS, 2004). A globulina ligadora dos hormônios sexuais (SHBG) é uma glicoproteína plasmática ligadora específica dos esteróides sexuais, e não somente a concentração da SHBG influencia no efeito biológico da testosterona e do estradiol, como esses esteróides parecem ser os principais reguladores fisiológicos dessa proteína (TEIXEIRA, 2002). Com a redução de níveis de testosterona e elevação de hormônios com atividade esteroide-símile, haveria estímulo ao desenvolvimento da mama masculina e indução da carcinogênese em decorrência da exposição ocupacional excessiva ao calor. Os Estrógenos , afinal, estão entre os principais hormônios mamógenos, isto é , indutores do desenvolvimento mamário na puberdade.

A exposição ocupacional ao calor pode ser postulada e radiação eletromagnética com resultantes danos testiculares pode se constituir em fator de risco para o câncer de mama no homem(  HAAS, 2009).

O câncer de mama masculino é doença rara, mas sua incidência vem aumentando entre homens mais jovens. A média de idade no momento do diagnóstico costuma ser 67 anos. Os principais fatores de risco são insuficiência hepática, antecedentes familiares, tratamentos hormonais, tumores de testículo, orquite, traumas testiculares, tumores de próstata,, alterações de cariótipo (síndrome de klinefelter, por exemplo) e a presença de ginecomastia. Existem associações entre mutações do BRCA2 e câncer de mama masculino. Como antes exposto, postula-se a exposição ocupacional ao calor e à radiação eletromagnética como fator de risco para o câncer de mama no homem, devido aos danos testiculares advindos (HAAS, 2009).

 

Objetivo: apresentar caso de homem que trabalhou por trinta anos como ourives, com relato de exposição severa a altas temperaturas, e que se apresentou em hospital oncológico situado no Rio de Janeiro com diagnóstico de câncer de mama; correlacionar epidemiologicamente a relação exposição ocupacional ao calor, dano testicular e câncer de mama no homem em aula expositiva

 

Metodologia: expor relato de caso através de dados obtidos de anamnese ocupacional e coleta de dados de prontuário médico de hospital de oncologia conveniado ao Sistema Único de Saúde localizado na cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense.

 

Relato de Caso:  J.S.S., 63 anos, masculino, negando tabagismo e história familiar de neoplasia de mama ou em outros órgãos relata que trabalhara cerca de 12 horas diárias como ourives. Negou história familiar relacionada ao câncer de mama, assim como outras patologias que aumentassem o risco de ter a doença.Fazia menção a intensa exposição ao calor. Ao exame de mama, apresentava nódulo pétreo de 4 cm retroareolar em mama esquerda.O exame de cadeias linfonodais axilares, cervicais e supraclaviculares se mostrou negativo.  A core biópsia guiada por ultrassonografia foi feita, devido a mamografia esquerda, evidenciando nódulo de mama Birads IV. O exame histopatológico de nódulo de mama esquerda evidenciou carcinoma ductal invasor sem outra especificação. À imunohistoquímica havia positividade em 50% de receptores de estrogênio.

Os exames de estadiamento, a saber cintilografia óssea, ultrassonografia de abdômen total e radiografia de tórax foram todos negativos para metástase. A proposta de tratamento foi então curativa, com encaminhamento do usuário à cirurgia.

Foi realizada a mastectomia radical modificada a esquerda, em que toda glândula mamária é ressecada com dissecção da axila. A tumoração de mama media 5 cm em seu maior eixo e dos 12 linfonodos axilares ressecados, apenas dois foram metastáticos. Evolui com lesão de nervo de Bell, decorrente do procedimento cirúrgico ora citado, fato este não relacionado a doença avançada, levando o paciente a experimentar impotência funcional de membro superior homolateral à neoplasia de mama tratada.

Após, foi encaminhado à radioterapia e hormonioterapia com tamoxifeno, para bloqueio de receptores estrogênicos.

 

Conclusão: Vale destacar a relação epidemiológica possível do câncer de mama em homens a exposição ao calor. Assim, quando da anamnese e tendo em vista a maior agressividade do câncer de mama em homem, há que se atentar não só a fatores genéticos e de história familiar. Vale enfatizar no câncer de mama masculino a exposição ocupacional ao calor como em ourivesaria, indústrias e motoristas. Os testículos se colocam em situação de vulnerabilidade com possíveis danos a espermatogênese ,quando da exposição ao calor excessivo.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, A.; SANTOS, M. Ourivesaria,joalharia e relojoaria: principais riscos e fatores de risco laborais, doenças profissionais associadas e medidas de proteção recomendadas. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional OnLine. Jan/2017. Disponível em WWW.rpso.pt/ ourivesaria-joalharia-e-relojoaria-principais-risc...

HAAS, Patrícia; COSTA, Alessandra Bortoluzzi; SOUZA, Aline Proença. Epidemiologia do câncer de mama em homens. Revista do Instituto Adolf Lutz. V.68, n.3, São Paulo, 2009.

DOS SANTOS, Zalaene. Segurança no Trabalho e meio ambiente. NR9, Riscos Ambientais. Programa de Controle Médico de Saúde Ambientais.

GUYTON, Arthur. Tratado de Fisiologia Médica. Funções reprodutivas e hormonais no homem. Guanabara Koogan, 2015.

TEIXEIRA, Rosimere; DIMETZ, Trude; BORDALLO, Maria Alice; GUIMARAES, Marilia M.. Papel dos Androgênios Adrenais e periféricos na modulação dos níveis da globulina ligadora dos hormônios sexuais na pubarca precoce. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v.46, n.5; Rio de Janeiro, 2002.

MARTITS, Anna Maria; COSTA, Elaine Maria Frade. Hipogonadismo Masculino tardio ou andropausa. Revista da Associação Médica Brasileira, v.50, n.4, out/dez; São Paulo, 2004.

 


Palavras-chave


cancer mama homem, ourives