Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Workshop Interdisciplinar em Saúde: uma forma de articulação dos saberes na formação dos profissionais de saúde
Annelyse Rosenthal Figueiredo, Juliana Gagno Lima, Rui Massato Harayama, Wilson Sabino, Hernane Guimarães Santos Júnior, Teogenes Luiz Silva da Costa, Heloisa Nascimento de Moura Meneses

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e de Farmácia pertencentes ao Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) possuem em sua base uma formação interdisciplinar que busca formar profissionais críticos dotados de uma compreensão holística da problemática da saúde na Amazônia. Neste sentido, os dois primeiros semestres foram totalmente organizados de forma a possibilitar o contato dos discentes com diferentes contextos e buscar capacitá-los na aplicação dos conhecimentos adquiridos para a elaboração de políticas públicas em saúde voltadas para a região. Dos componentes curriculares oferecidos em toda a matriz, o componente de Seminários Integradores (SINT) é desenvolvido ao longo de quatro semestres, reúne alunos dos cursos de BIS e Farmácia, busca articular e consolidar os saberes construídos pelos demais componentes curriculares do semestre e será o objeto deste relato. O objetivo é apresentar a metodologia utilizada para desenvolver o componente de SINT nos anos de 2016 e 2017. Nestes anos, os alunos dos primeiro e terceiro semestres foram estimulados a organizar um evento que agregasse conhecimento aos conteúdos trabalhados em sala de aula em disciplinas como Estudos Integrativos da Amazônia, Politicas Pública de Saúde a Populações Vulneráveis, dentre outras. Para tal, os alunos foram divididos em grupos conforme o número de componentes do semestre. Cada grupo ficou responsável por um componente e juntamente com o professor do mesmo, selecionaram um tema para debate. Além disso, os professores indicaram possíveis palestrantes e os alunos realizaram as articulações para convite dos mesmos. Além da programação, os alunos foram os responsáveis pela inscrição, logística, patrocínio, ornamentação, cerimonial e divulgação do evento. Até o momento dois eventos foram organizados sob a forma de workshop e a maior dificuldade observada foi a articulação interna entre os próprios acadêmicos. Já a articulação externa com os diversos atores demonstrou a relevância da metodologia proposta que foi capaz de integrar os saberes e práticas dos gestores da saúde e os conceitos trabalhados em sala. O I Workshop de Interdisciplinaridades em Saúde teve como tema: “Saúde: o conhecimento como ferramenta de gestão” e contou com a participação de 24 palestrantes e cerca de 150 ouvintes. A segunda edição teve como tema “O SUS é nosso! Avanços, Desafios e Perspectivas” e contou com a participação de 32 palestrantes e cerca de 200 ouvintes. O público-alvo foram os próprios alunos dos cursos do ISCO, entretanto alunos de cursos como serviço social e psicologia de outras instituições também participaram. Dentre os palestrantes, foram contatados diferentes profissionais e atores sociais, incluindo docentes, coordenadores de residências multiprofissionais, conselheiras de saúde, representantes de movimentos sociais indígena, quilombola e ribeirinho, gestores de órgãos do governo como secretarias de meio ambiente e saúde, CAPS, CASAI, Ministério da Saúde dentre vários outros que discutiram por três dias assuntos diversos relacionados à saúde.  A interação entre os gestores e demais palestrantes e os acadêmicos indica que a metodologia é uma boa estratégia para a formação prática dos futuros profissionais de saúde e que possibilita a integração entre os diferentes profissionais.

 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; educação; SUS;