Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara-AM
José Suwa de Oliveira, Neicy Arraes Suwa

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS São Lucas da Secretaria de Saúde do Município de Itacoatiara-AM foi inaugurado em 20 de dezembro de 2012 e desde janeiro de 2017 está promovendo ações de apoio matricial com as equipes da Estratégia Saúde da Família, oferecendo oportunidade de dialogar sobre o cuidado em saúde mental na atenção primária. O apoio matricial em saúde objetiva assegurar apoio especializado a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde, oferecendo tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico pedagógico às equipes de referência.

O trabalho começou através de interconsulta entre a equipe matricial do CAPS São Lucas e as equipes de referência da Estratégia Saúde da Família, por meio de discussões de casos, consulta conjunta e visita domiciliar conjunta. No segundo momento promovemos encontros em forma de rodas de conversa abordando temas como Território e construção de mapas de saúde, Redes de Atenção a Saúde, Acolhimento, Projeto Terapêutico Singular, Genograma e Ecomapas. Essas ações foram importantes na construção do cuidado compartilhado entre as duas equipes e na melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde mental nas respectivas áreas de abrangências de cada Unidade Básica de Saúde.

O trabalho do CAPS São Lucas é realizado por uma equipe multiprofissional composta por Assistente Social, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Enfermeiros, Pedagogo e Auxiliares de nível médio. Por meio desse trabalho observou-se um processo de descentralização do cuidado em saúde mental, respeitando os níveis de complexidade de cada caso e maior autonomia no cuidado ofertado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, promovendo o acolhimento aos usuários em seu território e levando em consideração as suas rotinas e seu cotidiano.

Através desse trabalho foi possível melhorar a qualidade da assistência em saúde mental prestada pelas equipes de saúde da família, facilitando o acesso ao cuidado em seu território e diminuindo o número de atendimento de baixa complexidade no CAPS, fortalecendo desse modo, os pontos de apoio em saúde mental que compõem a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

Palavras-chave


Matriciamento, Saúde Mental, Atenção Primária