Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Grupo Especial de Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos no Acre
Frantchesca Fripp Santos, Camila Zamban Miranda, Nilson Massakazu Ando

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), criado em 2013, em seu eixo de provimento garantiu a presença de profissionais médicos em locais de difícil acesso. Em dezembro de 2014 foi criado pelo MEC o Grupo Especial de Supervisão (GES), composto por supervisores e tutores de todo o Brasil, que realizam a supervisão acadêmica nas modalidades in loco (presencial) e longitudinal (à distância). O programa prevê supervisão acadêmica para estes profissionais, através de encontros mensais com médicos supervisores, vinculados a universidades públicas. No processo de formação dos supervisores são realizados encontros de Educação Permanente (EP) organizados pelos tutores, com o suporte dos Apoiadores Institucionais do MEC. Os encontros de EP entre tutora e supervisores do GES Acre têm como objetivo a qualificação do processo de supervisão acadêmica. A supervisão é realizada no sentido de garantir que os princípios de APS sejam cumpridos nas unidades onde os médicos do PMMB atuam e de incentivar a autoformação dos médicos e demais profissionais das equipes de saúde.

Desenvolvimento do trabalho: No estado do Acre, o GES atua desde 2015, contando com uma tutora e 10 supervisores Médicos de Família e Comunidade, com experiência em docência e preceptoria. O grupo realiza a supervisão de aproximadamente 30 médicos do PMMB que atuam em 3 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, espalhados pelos territórios de 11 municípios do interior do Acre e Amazonas. Os supervisores intercalam visitas in loco bimestrais com supervisão à distância. No seu processo formativo, realizam mensalmente encontros de EP, presenciais ou por webconferência. Nestes encontros são discutidos temas relevantes no campo da Saúde Indígena. No ano de 2017, a partir de um levantamento realizado sobre Metodologias de Aprendizagem, o grupo também optou por estudar os temas Feedback, Interconsulta e Matriciamento, além de discutir o processo de supervisão in loco, culminando na produção do georreferenciamento da supervisão acadêmica do Acre e de um vídeo onde são narradas as atividades de supervisão. Além disso, a partir de demandas trazidas pelos médicos, foi discutido a Mediação de Conflitos e  Comunicação não-violenta. O cotidiano da supervisão longitudinal provocou o grupo para a qualificação da mesma, levando à produção de um Termo de Referência que orienta a elaboração de um portfólio pelos médicos, cuja proposta é nortear a discussão dos desafios enfrentados no dia a dia da prática dos médicos do PMMB.

Resultados: A formação dos supervisores mostrou-se uma potente ferramenta para a transformação de práticas e para a construção de um processo de supervisão dialógica que envolve os supervisores, médicos e equipes de saúde do PMMB.

Considerações finais: A formação dos supervisores, no cotidiano do fazer EP em áreas de difícil acesso da região norte do país, é fundamental para a viabilização de uma supervisão acadêmica de qualidade e da garantia do alcance dos objetivos do PMMB.


Palavras-chave


Educação permanente; Atenção primária a Saúde; Supervisão Acadêmica