Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONSTRUINDO EXTENSÃO POPULAR EM TERRAS QUILOMBOLAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elder Jeferson da Silva, Margarete Costa Santos, Matheus Guirra Martins Ferreira, Thaís Fernanda Fernandes Amorim, Etna Kaliane Pereira da Silva

Última alteração: 2018-01-27

Resumo


Apresentação: A extensão é a principal maneira em que a universidade se relaciona/aproxima da comunidade, a extensão popular busca de forma conjunta a transformação social e construção de novos saberes. Destaca-se que o termo “popular” não caracteriza o desenvolvimento de atividades prioritariamente com as classes trabalhadoras e grupos marginalizados, mas sim pela forma como se constrói suas ações com os grupos, forma essa que baseia-se em métodos e preceitos éticos que visam a participação dos sujeitos do/no território e promoção de cidadania. Assumindo esse caráter popular, a extensão ressalta sua essência política e social, despindo-se da máscara histórica associada a ela dentro e fora da academia de um assistencialismo não emancipatório. Além de definir-se, também, como importante meio pedagógico para a formação de profissionais mais comprometidos com a sociedade. Nesta perspectiva, esse trabalho objetiva  relatar a experiência de extensão popular em comunidades quilombolas de Vitória da Conquista - Ba através do Estágio Nacional de Extensão em Comunidade (ENEC), que teve como proposta a sensibilização e aproximação da universidade com as realidades de tais territórios. Descrição da experiência: Frente a necessidade de ampliação das ações extensionistas na perspectiva da educação popular no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA) e somado ao sucesso de experiências anteriores em outras regiões do Brasil, acadêmicos do IMS/UFBA apresentaram a proposta do ENEC para a Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), com o objetivo principal de promover o contato dos estudantes da referida instituição, assim como de outras instituições de ensino superior do país, com as comunidades tradicionais da região,  a fim de contribuir através dessa vivência com a formação pessoal e profissional dos participantes. A proposta se desenhou na reprodução do estágio que já acontece há alguns anos em comunidades no estado da Paraíba organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). São 15 dias de experimentação de Educação Popular na sua forma mais autêntica, os estudantes imergem na rotina das famílias de comunidades populares e/ou tradicionais. Impacto da Experiência: O estágio de extensão em comunidades surpreendeu positivamente seus organizadores,  a iniciar pela ótima recepção da proposta no Conselho Territorial Quilombola e adesão de um número expressivo de comunidades, pelo apoio da universidade para sua realização e pelo grande número de inscrições de estudantes de todas as regiões brasileiras. As relações construídas entre os organizadores, os viventes e as famílias quilombolas promoveram a construção de novos conhecimentos, colocando em prática o que aprenderam com Paulo Freire sobre práxis pedagógica tornando a extensão acadêmica uma verdadeira extensão popular. Considerações Finais: A organização do ENEC possibilitou aos seus proponentes aprendizados únicos sobre os desafios da  extensão universitária e a necessidade de uma contínua ligação entre a universidade e a comunidade. As relações construídas durante as reuniões do Conselho Territorial Quilombola, nas visitas as comunidades e na formação dos viventes serviram de um pontapé inicial para realização de demais ações extensionistas  por  esse grupo, além de implicar em transformações na futura atuação profissional dos mesmos.


Palavras-chave


extensão popular; comunidades quilombolas; formação em saúde