Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MANAUS
Josiara Reis Pereira, Yoshiko Sassaki

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: O serviço social como uma profissão de saúde, atua em todos os níveis de atenção da saúde pública, nesse espaço sócio-ocupacional, estabelece relações com as equipes de saúde, usuários e instituição, essas dimensões dialogam junto ao seu fazer profissional e possibilitam a construção de práticas em saúde que potencializem a dimensão do cuidado. Diante das demandas que vão se apresentando  no exercício profissional nestas diversas relações, este trabalho se propõe a tecer considerações sobre as articulações que o profissional assistente social estabelece na esfera das ações socioeducativas a partir de uma relação teoria e prática na produção do cuidado em saúde na atenção básica na cidade de Manaus. DESENVOLVIMENTO: O assistente social é um profissional que tem sua atuação vinculada diretamente com a realidade social, dentro da profissão é associado como uma atuação que visa o enfretamento das expressões da questão social, tendo na sua legislação essa dimensão como uma competência profissional, sendo esta: identificar as demandas presentes na sociedade e formular respostas profissionais diante das mesmas. Quando o profissional é inserido em determinado espaço sócio-ocupacional, esta demanda deve ser observada dentro das condições de produção e reprodução social destes indivíduos. No caso deste estudo, os assistentes sociais são inseridos dentro de territórios de saúde, estes são marcados por um estilo de vida cultural e por determinantes sociais que serão perceptíveis na rotina de atendimento do estabelecimento de saúde. O locus de pesquisa foi o Distrito Sanitário de Saúde – DISA - localizado na zona leste de Manaus, segunda zona mais populosa da cidade, dados do IBGE apontam em 2013 uma população de 492.732. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as assistentes sociais das unidades básicas de saúde UBS´s, com auxílio de formulário, e os dados analisados a partir da análise de conteúdo. RESULTADOS: Nos Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Saúde, organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social - CEFESS em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS, encontram-se quatro eixos de orientação para atuação dos assistentes sociais na área da saúde, sendo eles: ações de atendimento direto aos usuários; ações de mobilização, participação e controle social; ações de investigação, planejamento e gestão; ações de assessoria, qualificação e formação profissional. Neste trabalho selecionamos um dos sub-eixos do atendimento direto com os usuários, as ações socioassistenciais, estas se dão através de orientações reflexivas e socialização de informações realizadas por meios de abordagens individuais, grupais ou coletivas aos usuários, famílias e população de determinada área programática, estão especificadas da seguinte forma: sensibilização quanto aos direitos sociais; ações com a comunidade; atividades socioeducativas nas campanhas preventivas; democratização das informações da rede de atendimento, elaboração e divulgação de material socioeducativo, sala de espera e atividades em grupo usuário/família de acordo com os interesses desses grupos. Para analisar a realização dessas atividades foi utilizada Escala Likert, esta analisa o nível de concordância diante de uma assertiva ou questionamento, os níveis são os seguintes: concordo muito, concordo pouco, não concordo nem discordo, discordo muito, discordo pouco. Diante disso, as ações de sensibilização quanto aos direitos sociais, atividades socioeducativas nas campanhas preventivas e democratização das informações da rede de atendimento alcançaram 100% no nível de concordo muito; no código de ética profissional essas ações veem expressa como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as tanto ao receber o serviço, mas também se sentindo parte da construção do cuidado, assim, oficinas, palestras, roda de conversa, campanhas preventivas, podem alcançar dimensões de proximidade com a população usuária, além de socialização dos direitos sociais. A articulação do profissional com a comunidade representou 50% no nível concorda muito, 12, 5% concorda pouco e 25% discordam muito com esta realização, foi percebível que para alguns profissionais estas ações possuem caráter secundário, para outros não consta nos planejamentos. Quanto a elaboração e divulgação de material socioeducativo, que é uma ferramenta estratégica de alcance à população usuária sobre seus direitos e deveres no campo da saúde, representam 50% no nível concorda muito, 25% discordam pouco e 25% discordam muito da sua realização, este percentual quando associado as falas das profissionais, revelam que por questões cômodas ou por falta de condições de equipamentos, alguns profissionais não criam materiais socioeducativos com base nas peculiaridades da sua vivência e dos determinantes em saúde. O espaço da sala de espera constitui-se como uma importante estratégia para intervenção junto aos usuários. A sala de espera são os espaços físicos nas quais os usuários da saúde aguardam seus atendimentos, são espaços que podem concentrar usuários com diagnósticos semelhantes, representados pelo quadro epidemiológico do território, assim como condições de acesso e desigualdade social, com a possibilidade de vários condicionantes comuns vivenciados pela população usuária do serviço, estas ações possibilitam o fortalecimento da autonomia dos indivíduos, podendo ir além, no campo das necessidades da esfera pública, numa dimensão de transformação social e a formação de um pensamento crítico, através das vivências do cotidiano, diante disso, 62,5% das profissionais concorda muito com a realização, enquanto 12,5% concordam pouco e o mesmo quantitativo discordam muito.  As atividades com grupo de usuário ou família de acordo com interesse desses grupos são representadas em 62,5% no nível concordo muito com a realização e 12,5% concorda pouco e 12,5% discorda muito. O trabalho com grupo de usuários levando em conta seus interesses e necessidades é um processo que potencializa o cuidado como uma construção junto a equipe de saúde, onde todos se sentem responsáveis, percebemos que ainda não são atividades que apresentem um nível majoritário de realização, porque também envolvem questões para além da iniciativa dos profissionais, como quantidade favorável de recursos humanos, infraestrutura das unidades de saúde, características e cultura  de participação da comunidade, entre outros.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações socioeducativas se revelam nas falas das assistentes sociais como aspectos que dão solidez e visibilidade a prática profissional na saúde, porém  ainda perduram práticas e posicionamentos que se encontram na contramão do projeto ético político, é perceptível, alguns distanciamento com ações  que são basilares em todos os espaços sócio-ocupacionais que o profissional possa atuar, sobretudo no que se refere na relação direta com os usuários do SUS, seja por meio de ações individualizadas ou coletivas, a aproximação da realidade da população usuária e  a criação estratégias de intervenção diante de suas demandas são ações pertinentes e devem fazer parte da rotina das instituições e práticas profissionais.

 

 


Palavras-chave


ações socioeducativas; serviço social; saúde