Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A METODOLOGIA ATIVA PROMOVENDO MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM PRECEPTORIA NO SUS.
Rosemary Ribeiro

Última alteração: 2018-03-07

Resumo


Apresentação: O estudo apresentado diz respeito as reflexões acerca da experiência vivenciada a partir da realização do Curso de Pós-Graduação em Preceptoria do SUS, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano 2017. O curso utiliza metodologia ativa para execução das atividades educacionais como proposta metodológica. Trata-se de um relato de experiência baseado no portfólio reflexivo e no TCC construídos ao longo da especialização, que teve como objeto do estudo a metodologia ativa promovendo mudança na construção do perfil de competência da minha trajetória, como especializada do curso de preceptoria do Sus.A metodologia ativa (MA) é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. O método propõe a elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidade e desafio; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções; a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à situação e a aplicação dessas soluções. Assim, as MA baseiam-se em problemas e, atualmente, duas se destacam: a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Metodologia da Problematização(MP).O espaço de interseção entre serviço e formação é muito rico em possibilidades para a produção de novos saberes e práticas e também para a aquisição de condutas Interprofissionais na produção do cuidado como referência que as diretrizes curriculares propõem ( DCN’s). Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se aí os gestores, cuja finalidade é a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, a excelência da formação profissional desenvolvimento/satisfação dos trabalhadores dos serviços. A integração ensino-serviço vem sendo construída ao longo dos anos permeada por experiências exitosas, com contribuições significativas tanto para a academia como para o serviço e para a comunidade. As DCN’s incentivaram novas formas de organização curricular, articulação entre ensino e serviços, indicando a necessidade de repensar o processo educativo e práticas de saúde até então vivenciadas pelos profissionais. A imersão na metodologia ativa de ensino e aprendizagem contribuiu como um disparador possibilitando-me fazer deslocamentos o que colaborou para a ampliação da autonomia e do gerenciamento do processo de aprendizagem. Ocasionando uma mudança de paradigma possibilitando assim associar as minhas competências e habilidades nas áreas de gestão, atenção à saúde e educação. Para continuar a aprender e aprender.  E como resultado tais mudanças e aprendizados foram aplicadas ao meu cotidiano fortalecendo todo meu processo de trabalho enquanto profissional de saúde com atuação na gestão no campo de atenção à saúde. Considerações Finais: No percurso dos nove meses aprendi muito com o curso de preceptoria no sus. o curso contribuiu como um disparador para as reflexões acerca das minhas competências e habilidades no campo de atuação do cuidado em enfermagem. Cooperou também para diversos desdobramentos e deslocamentos de saberes que me fizeram compreender através da metodologia ativa, que a construção do conhecimento acontece através da participação ativa do profissional e evidência a construção da ação-reflexão-ação, corroborando com o projeto pedagógico e organização curricular do curso que prevê a vivência da prática, teorização e atuação na prática vivenciada no curso. Somente exercitando a autonomia e a gestão do próprio trabalho é que poderemos ser bons preceptores e essa é uma das conquistas em termos de competências. Sempre fui defensora do papel reflexivo que o profissional de saúde deve ter, e da necessidade de sermos pró- ativos na nossa práxis diária.  Para atender as demandas de saúde do território, além de driblar as dificuldades da saúde pública. Contudo pude me dar conta de que não é só na prática clínica que precisamos ser “inventivos”, mas também no processo de aprendizagem buscando e construindo conhecimento sempre, ou seja, trazer mais teoria a nossa prática, o que remete inevitavelmente á urgente necessidade da efetivação da Educação Permanente em Saúde dentro dos serviços de saúde. Nesse caminhar as leituras realizadas sobre o tema me possibilitou uma maior aproximação e compreensão da realidade do perfil da preceptoria, compartilhando vivências e melhorias com relação à formação do enfermeiro para contribuir na consolidação da atual política de saúde vigente no país. O curso proporcionou me  amadurecimento através de todas as atividades desenvolvidas,  ao aprender  gerenciar o próprio aprendizado fica evidente que isto precisa ser adaptado ao cotidiano das Unidades de Saúde, onde os momentos de educação precisam ser constantes e constituir-se em processos coletivos e crítico-reflexivos sobre o processo de trabalho, compreendendo a aprendizagem como dinâmica e fruto do engajamento ativo no realidade garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade em busca de um SUS de qualidade. Não poderia deixar de citar o penúltimo encontro ao assistir o cine viagem que expõe a biografia do Poeta Manoel de Barros. Foi de extrema riqueza como todas as outras apresentações. Algumas mexeram muito com as minhas emoções. Mais esta última corroborou com a finalização do meu portfólio quando menciono no parágrafo anterior que precisamos ser inventivos. Foi exatamente esta mensagem que o cine viagem me passou. O Poeta Manoel de Barros brinca com as palavras, reinventando sentidos e criando cenários de criatividade, com o seu próprio jeito de expressar a natureza, as coisas, as palavras, as pessoas, em fim o que ele julgava adequado, coisas de um homem que soube como usar as palavras sem ferir ninguém e encantar a todos com sua criatividade e poesia nos pequenos detalhes.  Dando vida aos detalhes que para muitos seria insignificante, para Manoel de Barros seria a excentricidade. Carecemos deste olhar mais excêntrico, criativos e inventivos.


Palavras-chave


Metodologia Ativa, Preceptoria, Enfermagem