Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET – Saúde/GraduaSUS promovendo mudanças e contribuindo na formação dos discentes do curso de Terapia Ocupacional da UFPB
Marcia Queiroz de Carvalho Gomes, Carolline Cristinne Morais de Medeiros, Valéria Leite Soares

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: O Ministério da Saúde como ordenador da formação profissional em saúde vem promovendo politicas indutoras de mudanças na formação, dentre as quais destaca- se, mais recentemente, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET – Saúde/GraduaSUS, 2016. Este Programa propõe aos cursos de graduação na área da saúde participantes: mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as instituições de ensino. O objetivo desse trabalho é compartilhar a experiência dos discentes do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, refletindo sobre as contribuições desse Programa para a formação profissional. Desenvolvimento: O PET GraduaSUS que participamos, envolve a UFPB, a Secretaria de Saúde dos municípios de João Pessoa e Cabedelo e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Da UFPB participam os seguintes cursos: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e Terapia Ocupacional. Do curso de Terapia Ocupacional fazem parte 4 docentes, 4 preceptores da rede, 8 estudantes, sendo quatro bolsistas e 4 colaboradores. Para fins operacionais, os cursos estão trabalhando com os seguintes Eixos Temáticos: Preceptoria e Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Desenvolvimento Docente e Adequação dos Cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Cada Eixo tem a participação de docentes, preceptores e alunos bolsistas e voluntários. Esse processo está possibilitando aos estudantes do Curso de Terapia Ocupacional a experiência de acompanhar e participar das discussões dos Eixos, realizar o planejamento e organização de oficinas, tais como: oficinas de integração ensino-serviço, oficinas de formação de preceptores, oficina de educação interprofissional, oficina de planejamento e avaliação do PET; planejamento e organização de espaços de desenvolvimento docente “Café com Prosa”; elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre: Formação acadêmica e o mundo do trabalho: acompanhando egressos do curso de Terapia Ocupacional;  Perfil dos docentes do curso de Terapia Ocupacional; Necessidade de formação dos docentes do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB. Resultados: A experiência vem proporcionando aos discentes compreender o processo de formação, conhecer as potencialidades e fragilidades da relação ensino-serviços, discutir e vivenciar a integração interprofissional, perceber a importância da horizontalidade nas relações entre discentes, docentes e preceptores, conhecendo as necessidades e a importância de cada um no processo de formação profissional, além de participação em pesquisas e do processo de reformulação curricular. Considerações finais: Participar do PET Saúde/GraduaSUS vem ampliando a percepção dos discentes extensionistas acerca dos desafios da formação dos profissionais de saúde e da importância da participação em projetos de pesquisa e de extensão.

Palavras-chave


Formação;Terapia Ocupacional; Educação