Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Integralidade da atenção à saúde e integração dos serviços em uma Estratégia de Saúde da Família do Município de Governador Valadares-MG: Relato de experiência do grupo da Farmácia do PET-Saúde/GraduaSUS da UFJF/GV.
Larissa de Freitas Bonomo, Liliana Batista Vieira, Leonardo Meneghin Mendonça, Melise Rocha Ferreira Bragança, Lucas Rafael Nunes Mendes, Mariana Cristina de Assis Ramos, Jaíne Costa Chaves, Gabriella Freitas Ferreira

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação: O presente trabalho, trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência relativo às estratégias e ações adotadas para promover a integralidade da atenção à saúde e integração dos serviços em uma Estratégia de Saúde da Família de Governador Valadares-MG. O trabalho objetiva apresentar as atividades de intervenção realizadas pela equipe do curso de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares, integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS). Desenvolvimento do trabalho: Em 2016, a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF/GV), foi contemplada com o PET-Saúde/GraduaSUS. As ações do programa contribuem com a instrumentalização e direcionamento dos cursos da área da saúde rumo a uma formação acadêmica de qualidade em interface aos anseios do SUS. A Estratégia de Saúde da Família Santa Helena II (ESF SH II) foi o cenário de prática do grupo da Farmácia para a realização das atividades no primeiro ciclo do PET-Saúde/GraduaSUS - UFJF/GV, cujo foco voltou-se para a Atenção Primária. A ESF SH II está localizada no bairro Santa Helena, em Governador Valadares-MG e atende cerca de 2.700 usuários cadastrados. Os primeiros seis meses de vivência na ESF SH II foram voltados para a territorialização, diagnóstico situacional e Planejamento Estratégico Situacional (PES), que se concretizaram por meio de visitas domiciliares, conversas com os profissionais de saúde, observação da rotina do local, entrevista com os usuários e oficinas de planejamento. O grupo elaborou uma oficina do PES com os profissionais de saúde, usuários e representantes da academia, dentre discentes e docentes da UFJF/GV, para discutirem os problemas observados na unidade e as ações de intervenção que poderiam ser desenvolvidas, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados de acordo com as diretrizes do SUS. A oficina foi realizada para o levantamento dos problemas percebidos de acordo com a visão de cada um dos atores envolvidos, e se caracterizou pela expressão do momento explicativo do PES. Os problemas levantados foram categorizados de acordo com a uma matriz de priorização de problemas que os pontua em uma escala de 0 a 4 (sendo 0 para a inexistência do critério analisado; 1 para pouco; 2 para médio; 3 para alto e 4 para muito alto) quanto à magnitude, transcendência, vulnerabilidade, urgência e factibilidade. O problema priorizado foi a "Falta de integração entre os setores e serviços da ESF SH II". Após a priorização do problema, o grupo realizou uma reunião para iniciar a criação de uma matriz explicativa por meio da construção da "espinha de peixe". Para isto, foram definidos os descritores, as causas e consequências do problema priorizado e a imagem-objetivo a ser alcançada. Os descritores elencados foram: falta de informações dos funcionários sobre os serviços prestados; falta de comunicação entre os funcionários do serviço; falta de padronização dos serviços de saúde prestados e falta de informação dos usuários sobre os serviços ofertados na unidade. As causas e consequências foram agrupadas em uma causa e uma consequência convergente, sendo estas a "falta de capacitação para atuação interprofissional na ESF SH II" e a "visão negativa do serviço", respectivamente. Posteriormente, a equipe do curso de Farmácia do PET-Saúde/GraduaSUS realizou os momentos seguintes de organização do PES, normativo, estratégico e tático-operacional e, finalmente, construiu um projeto de intervenção que objetivou promover o aprimoramento da integração dos setores e serviços prestados pela ESF SH II, estruturado em ações focadas nos profissionais de saúde e nos usuários e que foi implementado nos seis meses seguintes. A primeira ação de intervenção consistiu-se em uma oficina intitulada "Desmistificando a integração dos serviços de saúde na Atenção Primária". A dinâmica da oficina baseou-se em uma abordagem teórica inicial sobre o tema, seguida de uma atividade em que os profissionais de saúde sorteavam frases relacionadas à integração nos serviços de saúde, previamente formuladas pela equipe, e estas foram debatidas por todos os participantes. Em seguida, os estudantes e a preceptora simularam uma situação-problema, para o fortalecimento do conceito de integração, na qual um usuário não tinha suas demandas de saúde atendidas devido à falta de comunicação entre os profissionais de saúde. Em outro momento da oficina, realizou-se um "quiz" de perguntas, com intuito de que os participantes escolhessem entre as opções verdadeira ou falsa para as questões levantadas, utilizando placas coloridas com a especificação de V e F. Finalmente, a atividade foi encerrada com uma reflexão sobre o tema abordado, e os profissionais sugeriram ações de como otimizar o trabalho na unidade. A segunda ação foi a realização de uma dinâmica que se intitulou "Oficina do boneco". A oficina teve como objetivo demonstrar aos participantes a importância do trabalho interprofissional. Os participantes foram divididos em dois grupos: no primeiro grupo foi dada a cada participante a missão de construir uma parte do boneco, mas não poderiam comunicar-se entre si (analogia ao trabalho multiprofissional). Ao outro grupo, foi dada a mesma tarefa, no entanto permitindo a troca de informações entre eles (analogia ao trabalho interprofissional). No final da dinâmica, o boneco feito pelo grupo em que cada um fez uma parte de maneira isolada, ficou completamente assimétrico, muito aquém do boneco feito pelo grupo com livre comunicação entre os participantes. Deste modo, a equipe do PET-Saúde/GraduaSUS promoveu um momento de reflexão quanto à importância do trabalho interprofissional para o sucesso das intervenções em saúde e para a integralidade da atenção. No que concerne às ações direcionadas aos usuários, a equipe se organizou a partir das necessidades locorregionais, criando duas cartilhas com informações sobre os serviços de saúde na Atenção Primária. Em uma das cartilhas estavam contidas informações sobre a assistência farmacêutica no município, e esta foi distribuída na fila de espera para a vacinação contra a febre amarela em uma ação de educação em saúde realizada pelos estudantes, durante três dias consecutivos. Outra cartilha continha informações sobre os serviços ofertados na ESF SH II e pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF), a qual foi entregue aos usuários durante visitas domiciliares acompanhadas do agente comunitária de saúde, e na sala de espera de um grupo operativo com pacientes/usuários hipertensos e diabéticos. Resultados e/ou impactos: Em uma avaliação de satisfação dos usuários acerca das atividades realizadas pela equipe de Farmácia, estes relataram que as mesmas poderiam acontecer com mais frequência, pois foram atividades objetivas de caráter informacional que auxiliaram na promoção e prevenção da saúde. A população local se mostrou bastante receptiva às ações. Muitas das informações e orientações não eram conhecidas pelos usuários e todos permaneceram atentos e curiosos ao recebê-las. A vivência experienciada também contribuiu para reforçar a importância da interface ensino-serviço-comunidade, uma vez que todos os atores envolvidos, sendo academia, serviço e usuários trabalharam juntos no desenvolvimento das ações, aprendendo uns com os outros quanto à promoção, prevenção e recuperação da saúde e integralidade do cuidado. Considerações finais: O grupo da Farmácia do PET-Saúde/GraduaSUS da UFJF/GV considera que as atividades desenvolvidas alcançaram os objetivos propostos quanto ao fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, à reorientação da formação em saúde e à educação permanente.

Palavras-chave


Saúde Pública; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde