Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DESENVOLVIMENTO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL EM UMA COMUNIDADE AGROEXTRATIVISTA DA AMAZÔNIA
Eluane Katriny Silva de Sousa, Mariane Vasconcelos de Oliveira, Juciane Silva Soares, Wilson Sabino

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Este trabalho trata sobre o aprendizado e as experiências de estudantes na elaboração do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na etapa do momento explicativo. O PES é uma ferramenta de gestão participativa que tem como propósito a intervenção de um dado problema que emerge numa realidade. A parti disso, a construção da saúde pode ser um ponto de encontro para diferentes permitindo que pensem em conjunto soluções para o problema através de práticas sustentáveis. Tem como objetivo relatar a experiência da utilização do PES, como ferramenta de gestão e planejamento a fim de aproximar estudantes da realidade e possibilitar participação ativa na construção do conhecimento. Teve como público-alvo uma comunidade agroextrativista do Oeste do Pará onde foi aplicado o momento explicativo dividido em fases, no qual, na primeira identificou-se e priorizou-se os problemas do local utilizando parâmetros de pontuação (magnitude, transcendência, vulnerabilidade, urgência e factibilidade), na segunda explicou-se o problema priorizado através do Diagrama de Ishikawa e na terceira fase revisou os dados referentes à explicação do problema. Todo o processo ocorreu de maneira participativa com vários atores envolvidos. Resultados: Na fase inicial do planejamento foram elencados seis problemas pela comunidade com a oficina de priorização desses, obteve-se desse modo como primeiro ponto a “Falta de saneamento para águas das atividades domésticas e sanitárias”. A parti disso, foi seguido para a fase de explicação do problema, com propósito de melhor compreensão das causas e das consequências, através do Diagrama de Ishikawa. Definiu-se a imagem-objetivo que se busca alcançar, após incluiu-se as evidencias do problema priorizado, resíduos domésticos e inexistência de banheiro com sumidouros, o que levou as causas e consequências convergentes, respectivamente, “práticas ambientais não sustentáveis na comunidade” e “aumento do gasto público para recuperar a saúde do indivíduo com comprometimento na renda familiar”. Diante do contato com a metodologia de uma das fases do PES na comunidade, observou-se a importância dessa ferramenta metodológica em parceria com os comunitários. Considerações Finais: A elaboração do momento explicativo do PES possibilitou ao educando a utilização do planejamento como uma possível ferramenta de gestão. A principal reflexão trazida neste processo pedagógico é a de ser capaz de permitir a participação ativa dos comunitários na construção do conhecimento.

Palavras-chave


diagnóstico situacional; planejamento em saúde; condições de vida