Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A participação do Projeto MEDensina em parceria com o Instituto Anjos da Amazônia na promoção de saúde no estado do Amazonas
Ianca Clara Gomes de Almeida, Lucas de Moraes Martins Pereira, Alessandra Encarnação de Morais, Thaise Farias Rodrigues, Maria Cristina Dos Santos

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Uma parte imprescindível do cuidado integral ao paciente é compreendida pelas ações de cunho preventivo e o acadêmico deve entender bem sua importância. O Projeto MEDensina leva o estudante da área da saúde, para além da sala de aula, procurando transmitir para a população conhecimentos acerca das doenças mais comuns, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer de colo do útero, câncer de mama e próstata, tabagismo, entre outras, com foco na promoção da saúde e na prevenção. No segundo semestre de 2017, foram realizadas atividades do Projeto juntamente com o Instituto Anjos da Amazônia, composto por voluntários os quais desenvolvem ações sociais com comunidades carentes e ribeirinhos, as quais demonstram bem o papel daquele na aproximação do estudante com a comunidade. O trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelos alunos do Projeto MEDensina ao compartilhar com a comunidade diversos temas que por muitas vezes são pouco abordados ou não possuem a divulgação necessária, promovendo dessa forma a saúde contribuindo para a prevenção de doenças. Do ponto de vista acadêmico, visa a imersão do aluno na comunidade, possibilitando de maneira precoce, um melhor diálogo e entendimento do o indivíduo que necessita de cuidados.

Através de palestras expositivas, demonstrações práticas, simulações e rodas de conversas, já foram realizadas em 3 ocasiões tais atividades para cerca de 210 pessoas entre a faixa etária de 4-65 anos. Dentre os temas propostos, são abordados os sintomas comuns, causas, fatores de risco, quando procurar um médico e como preveni-los, de maneira a instigar as dúvidas e tabus mais comuns, ao final da atividade, foi dada a oportunidade da retirada das dúvidas pertinentes ao tema proposto, e uma breve recapitulação de como prevenir tal condição.

Como resultado, viu-se que foi de suma importância a troca de conceitos e informações para com o público. O retorno dado foi de discussões acerca do tema, como mitos e verdades, onde os palestrantes ouviam as vivências do público e dialogavam sobre os tópicos lançados. Sobre as simulações, foi perceptível o não conhecimento da maioria das pessoas de ambos os gêneros ao colocar um preservativo, sendo assim exposto pelo palestrantes a maneira mais correta e seus benefícios.

Conclui-se que o fazer saúde não é apenas curar doenças, mas também sensibilizar as pessoas da importância da prevenção. As ações do Projeto MEDensina possibilitam que o acadêmico entre em contato com a comunidade de maneira precoce, o que permite o desenvolvimento de uma percepção mais humana do paciente, além de auxiliar o estudante no entendimento de certas doenças e sua prevalência na população. Dessa forma, o Projeto contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, assim como complementa a formação do profissional da saúde.

Palavras-chave


Prevenção de Doenças; Saúde Pública; Promoção da Saúde