Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: O tempo resposta é um indicador usado para avaliação da qualidade de serviços de atendimento pré-hospitalar (APH). Consiste no intervalo de tempo entre a expressão do pedido de socorro até a chegada da equipe à cena do evento. Assim, o objetivo do estudo foi analisar o tempo resposta de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), referente aos chamados para atendimentos clínicos e traumáticos demandados à Central de Regulação de Urgências. Desenvolvimento:Trata-se de um estudo transversal, realizado no SAMU de Porto Alegre - RS. A amostra foi constituída por 1.580 atendimentos realizados no ano de 2013, sendo 793 por motivos clínicos e 787 traumáticos. Os agravos clínicos foram compostos pelas síndromes neurológicas, cardiovasculares e respiratórias, por serem considerados tempo dependentes; os agravos traumáticos foram constituídos pelos acidentes de trânsito e quedas, por serem os mais prevalentes no serviço. Os dados foram extraídos do sistema informatizado da central de regulação desse SAMU, transpostos para o programa Microsoft Excel e analisados através do Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0. Foram mensurados todos os intervalos de tempo, de cada etapa do trabalho no SAMU, desde a recepção do chamado telefônico através do fone 192, a regulação médica, a decisão pelo envio da equipe, o despacho da mesma e a chegada da equipe ao local do evento.Resultados: Os resultados evidenciam que o tempo resposta total foi de mediana de 19 minutos e os fatores que permaneceram associados estatisticamente com maior tempo de resposta total, após o ajuste pelo modelo multivariado, foram: tipo de socorro clínico (p<0,001), turno da noite (p<0,001), atendimento por equipe de suporte básico (p=0,016), dias úteis da semana (p<0,001) e ocorrência de incidente no local do chamado (p=0,001). Em relação à faixa etária e gravidade presumida sobre a natureza do agravo, não houve diferenças significativas de tempo resposta. Considerações finais: O tempo resposta total, formado pelas parcelas de tempo de cada etapa do atendimento, é influenciado pelo desempenho dos profissionais, com destaque para dois fatores: a comunicação na avaliação das demandas do usuário e o tempo de mobilização da equipe para a partida para os atendimentos. Estratégias para redução do tempo resposta dizem respeito à incorporação de processos de educação permanente com os profissionais do serviço para discussão e reorganização de práticas, bem como medidas de planejamento na organização estrutural do SAMU.