Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Feiras de saúde e o impacto sobre a importância da educação em saúde para co-responsabilização às necessidades de saúde: um relato de experiência no HealthRise Vitória da Conquista - Bahia.
Julliane Santos Correia, Daniela Soares, Danielle Medeiros, José Louzado, Kelle Oliveira, Márcio Galvão Oliveira, Matheus Cortes, Sostenes Mistro, Vanessa Bezerra

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) apresentam grave problema de saúde pública por apresentarem alta taxa de mortalidade no mundo. No Brasil, a hipertensão e diabetes acometem grande parcela da população e são responsáveis por uma série de complicações clínicas, das quais, muitas estão relacionadas à resistência dos pacientes ao tratamento, o que dificulta o processo de co-responsabilização da saúde entre profissionais e pacientes, tornando-os mais vulneráveis a riscos de adquirirem maiores comorbidades e risco de óbito. Desse modo, o presente resumo se refere a um relato de experiência vivenciado nas feiras de saúde que fazem parte das atividades organizadas pelo projeto de pesquisa e extensão HealthRise - financiando pela fundação Medtronic -  em conjunto com unidades de saúde do município de Vitória da Conquista, Bahia, que visam realizar o rastreamento e busca ativa de pessoas acometidas com hipertensão e diabetes, para que assim sejam acompanhadas em suas respectivas unidades. Esse trabalho tem como objetivo apresentar, com base nos atendimentos, o pouco conhecimento dos pacientes sobre sua condição clínica e o impacto disso para a co-responsabilização da saúde.

Desenvolvimento: A experiência deste relato foi vivenciada nas feiras de saúde que se organiza por setores de medidas antropométricas, glicemia, aferição de pressão arterial, entrevista, coleta de sangue e fluxo. Todos os setores possibilitam um breve contato com os pacientes, no entanto, o método utilizado foi por observação participativa durante a aferição de pressão arterial, na qual são realizadas algumas perguntas, tais como: “o (a) senhor (a) tem pressão alta ou diabetes?”, “toma algum remédio / qual frequência?”, finalizando com uma breve orientação a respeito das doenças.

Impactos da experiência: A atuação nas feiras de saúde possibilitou perceber que muitas pessoas acometidas por hipertensão e diabetes, têm conhecimento dos diagnósticos, mas desconhecem a cronicidade e o que elas provocam em seu corpo. Outro fato é que em alguns casos só foi possível saber se o paciente tinha hipertensão quando se questionava o uso de algum medicamento para a doença. Além disso, muitos pacientes demonstraram realizar práticas inadequadas no tratamento medicamentoso, relatando não fazer uso de acordo com prescrição médica.

Considerações finais: A Participação nas feiras de saúde tem possibilitado refletir sobre a possível fragilidade em como os diagnósticos de hipertensão e/ou diabetes tem sido passados para os pacientes, uma vez que, a maioria das pessoas atendidas apresenta pouco conhecimento sobre as doenças. Permite, ainda, relacionar a falta de conhecimento suficiente sobre as doenças com a prática inadequada do tratamento medicamentoso, expondo dessa forma os pacientes a agirem de modo equivocado no autocuidado, aumentando os riscos de desenvolverem complicações clínicas. Em virtude disto cabe ressaltar a importância do desprendimento da linguagem técnica dos profissionais de saúde na transmissão de informações para os pacientes, com uso de uma linguagem contextualizada, para promover melhor compreensão. Nessa perspectiva, destaca-se a importância da educação em saúde como ferramenta crucial para a promoção do empoderamento dos pacientes a respeito de sua condição de saúde, práticas de autocuidado e assim promover a co-responsabilização da saúde.

Palavras-chave


Educação; Saúde; Corresponsabilização; Hipertensão; Diabetes