Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VER-SUS COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DIFERENCIADA UM RELATO DE EXPERIENCIA
Adriana Avelino Leal, Gisele Reis Dias

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


INTRODUÇÃO: Este trabalho relata a importância do projeto de vivência e estágio no sistema único de saúde (VER-SUS), estágio interdisciplinar sendo acadêmicos a maioria destes da área de saúde.  O projeto é realizado através da Associação Brasileira Rede Unida junto ao Ministério da Saúde e Secretarias Municipais dos locais envolvidos, onde os estudantes envolvidos têm a oportunidade de conhecer e vivenciar o funcionamento do SUS de perto e conhecer suas especificidades do local ao qual foram locados. Dessa maneira contribuindo para a formação do conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde de forma mais abrangente e fortalecendo laços e o reconhecimento da importância deste sistema na vida da população brasileira.  OBJETIVO: Apresentar a vivência VER-SUS como ferramenta na construção de profissionais informados e qualificados sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde no Brasil. METODOLOGIA: Este estudo consiste em relato de experiência de uma acadêmica de Enfermagem sobre a vivência no VER-SUS 2016/2 no município de Presidente Figueiredo no estado do Amazonas o grupo destinado ao local teve a participação de acadêmicos de Enfermagem, Odontologia e Jornalismo. RESULTADOS: O Projeto VER-SUS possibilitou conhecimento além das fronteiras acadêmicas, mostrando riquezas culturais, especificidades e realidade locais, uma experiência  transformadora na formação profissional diferenciada visando a saúde pública como a base do sistema, devendo ser fortalecida, valorizada de extrema importância aos usuários, conseguindo chegar a lugares de difícil acesso e condições precárias prestando assistência em saúde a essas populações distantes das capitais como na região Norte. Na vivência pôde-se conhecer diversos setores relacionados direta e indiretamente ao SUS, como setores relacionados ao controle de pragas,  educacional na forma de educação em saúde, judiciários relacionados a violência vinculado ao acompanhamento psicossocial, o Centro de Referência de Assistência Social, onde o grupo pode participar de uma ação social em uma comunidade rural levando serviços como atendimento médico, odontológico, serviços de aquisição de RG, certidão de  nascimento dentre outros que complementam o Sistema Único de Saúde e boa parte da população, estudantes e até profissionais da área da saúde não possuem conhecimento dessa abrangência ou se limitam pensar que o SUS se resume a hospitais e postos de saúde somando as dificuldades do sistema se moldando as realidades locais acabam perpetuando um pensamento de má qualidade nos serviços prestados sendo visto como ineficiente para boa parte da sociedade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como ferramenta o VER-SUS quebra paradigmas mostrando a abrangência do sistema, a importância que tem para a qualidade de vida da população, a vivência interdisciplinar possibilita ampliação da visão atingindo diversas profissões levando informações e a valorização do SUS, o compartilhamento desse conhecimento contribui para a formação de opinião coerente e formação profissional qualificada e diferenciada, construindo profissionais conscientes, críticos moldando cidadãos que valorizem o Sistema Único de Saúde, buscando mudanças, melhorando a prestação dos serviços atendendo a toda população de forma humanizada criando laços entre o sistema e a sociedade no fortalecimento da luta por melhorias.