Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O processo de gerenciamento em enfermagem de uma Estratégia Saúde da Família
Karine Ximendes Verício, Rosiane Luz Cavalcante, Ana Carolina De Gusmão, Nerllem Martins Maschmann, Adria Vanessa da Silva, Aldenora Gonçalves Monteiro

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A expansão de Rede de Atenção à Saúde, impulsionada pelo processo de descentralização no Sistema Único de Saúde (SUS), vem operar mudanças na gestão e prestação de serviços no setor, transformando o mercado de trabalho em saúde. Neste sentido, a Enfermagem tem participado significativamente desse processo, pela ampliação da Estratégia Saúde da Família.

O SUS está exigindo um profissional com perfil diferenciado que atenda com competência técnica especializada e comprometido no processo de gestão para que desenvolva habilidades necessárias na dimensão da prática e do saber administrativo.

O trabalho do enfermeiro nos serviços de saúde está no processo de cuidar e de administrar, sendo este último o que realmente predomina em sua profissão, pode-se entender que uma das finalidades indireta do trabalho gerencial é a atenção a saúde, para que seja obtido, o enfermeiro deve empregar instrumentos do trabalho administrativo como planejamento, organização, coordenação e o controle.

O seguinte relato ocorre no estado do Pará, município de Belém, onde as autoras desenvolvem o trabalho de enfermagem. Nesse contexto, a enfermeira é a responsável pela ESF.  Por meio deste relato, objetivamos uma maior reflexão dos profissionais de enfermagem acerca de sua atuação na Atenção Básica como enfermeiro gestor, responsável por decisões políticas, sociais e institucionais, especificamente em uma ESF.

No decorrer de um dia de trabalho a enfermeira é responsável por manter toda a organização da ESF, pelo preenchimento de papeis de solicitação das demandas relacionadas as atividades desenvolvidas, consulta de enfermagem, atendimento ao usuário, gerenciamento de pessoas e sua capacitação.

A unidade conta com duas equipes de trabalho, compostas por médico, enfermeira, dentista, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, técnico administrativo e em algumas atividades contamos com o núcleo de apoio à saúde da família (NASF) que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e educador físico.

A organização no trabalho torna-se essencial, pois as demandas são variadas e em alguns momentos excessivas, o que nos leva a criação de estratégias para o atendimento dos usuários. Logo pela manhã recebemos em nossas unidades os pacientes previamente agendados para suas consultas. No período da tarde, juntamente com a equipe realizamos as visitas domiciliares, também agendadas com antecedência e conforme a demanda. Nos dias que não realizamos as visitas desenvolvemos outras atividades, como nas terças e quartas que realizamos o exame preventivo do colo do útero e as sextas onde reunimos a equipe para capacitações. Em alguns momentos também desenvolvemos o programa saúde na escola (PSE) e campanhas de vacinação. Simultaneamente a essas atividades desenvolvemos a Educação em saúde, levando um melhor entendimento aos nossos usuários sobre diversos assuntos relacionados a sua saúde.

A formação profissional do enfermeiro é voltada, principalmente, para a área assistencial, entretanto o enfermeiro tem a responsabilidade para uma atuação maior na área gerencial exigida pelas organizações de saúde, o que acarreta uma sobre carga de trabalho para um profissional, que muitas vezes não se encontra preparado para assumir tais demandas.

 


Palavras-chave


Gestão; Estrategia Saúde da Família; Enfermagem