Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A METODOLOGIA ATIVA E O RESGATE DA SENSIBILIZAÇÃO: ACOLHIMENTO DA SEMENTE UM DESAFIO PARA O SUS
Suzi Silva Faria, Camila Oliveira Santos

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Trata-se de um relato de experiência baseado no portfólio reflexivo utilizando metodologias ativas para sua execução. O problema de pesquisa “como sensibilizar os profissionais para um atendimento mais acolhedor e humanizado no SUS?” surgiu das inquietações geradas principalmente pelas viagens educacionais. Em um primeiro momento, poderia até considerar que se tratava de uma questão utópica, redundante, sem sentido. Afinal como é possível o atendimento realizado por um ser humano não ser humanizado? As ferramentas utilizadas por meio da metodologia ativa foram estratégias educacionais que influenciaram meu querer fazer enquanto trabalhadora da saúde. Com o conhecimento adquirido e o mergulho na metodologia ativa de ensino e aprendizagem pude perceber a mudança de paradigma que ocorreu em minha vida pessoal e profissional. Hoje, tenho mais autonomia para gerenciar meus projetos em prol da coletividade. Sei que devo ser agente de transformação do processo de aprendizagem. Como resultado desta aprendizagem já pude empreender mudanças no meu ambiente de trabalho que visam valorizar o SUS cada vez mais. A minha inserção no Departamento de Humanização, permitiu-me elaborar em conjunto com um grupo de trabalho o projeto Acolhimento com Classificação de Risco nas Unidades de Atenção Básica. Neste contexto, o processo da espiral construtivista para a construção do Projeto Aplicativo baseado no Planejamento Estratégico baseado na identificação de problemas auxiliaram a construção de saberes valorosos. Essa prática pedagógica é feita de maneira compartilhada e dialógica, priorizando a integração entre teoria e prática, com enfoque interdisciplinar e multiprofissional para o desenvolvimento de capacidades necessárias para construção coletiva de processos de mudança na atuação em saúde. A adoção de metodologias ativas foi uma grata descoberta, pois apontou um caminho viável e coerente entre a proposta pedagógica e as exigências da formação profissional. A relação ação-reflexão-ação possibilitou experiências significativas com valorização do pensamento coletivo que potencializou o aprendizado de forma fecunda em termos de vivências significativas com reconhecimento de diferentes saberes necessários para uma boa atuação profissional.  A semente minúscula foi despertada e transformada em árvore frondosa, gerando frutos saborosos e nutritivos. Mas pensam que é só isso? Não, junto com os frutos, novas sementes. E novas mudinhas... A vida recomeça sempre.

 


Palavras-chave


Acolhimento; Humanização; Enfermagem