Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Introdução: A atenção básica ou primária a saúde é considerada a porta de entrada no sistema de saúde público brasileiro, sendo o setor com a maior quantidade de pacientes e o responsável pelo encaminhamento destes a outros níveis de complexidade. A promoção e a prevenção da saúde são fundamentais na redução do processo de referência, ou seja, quando o paciente passa de um nível de menor complexidade para um nível de maior. Assim, evidencia-se a importância do conhecimento sobre o sistema de saúde público para a melhoria da qualidade de vida da população. Obejetivo: Levantar uma crítica acerca da deficiência de algumas disciplinas de ensino médico na abordagem de práticas de prevenção e promoção de saúde bem como o incentivo de profissionais mais humanizados na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Descrição da experiência: Na disciplina de Atenção Integral à Saúde, ministrada no primeiro período durante o ciclo básico da UEA, foi realizado uma atividade prática, na qual a turma de 60 graduandos se dividiu em grupos de aproximadamente 10 componentes. O intuito da atividade é sensibilizar a população por meio da promoção e prevenção da saúde acerca do câncer de mama e próstata sendo realizada durante o período de outubro a novembro, visto que nesses meses são realizadas campanhas voltadas à prevenção e tratamento dessas doenças. A atividade foi realizada em vários ambientes públicos para o alcance de um maior número de pessoas. Resultados: a atividade proposta e realizada através da disciplina de Atenção Integral à Saúde foi extremamente importante, pois despertou nos graduandos criatividade para elaborar novas formas de abordar e ganhar a atenção do paciente facilitando a forma de promover saúde, além de fortalecer a relação médico-paciente e capacitar o graduando desde o início do curso, trazendo maior segurança em suas habilidades profissionais cotidianas. Conclusão: No entanto, durante três anos da graduação em medicina na UEA, apenas uma atividade prática envolvendo a promoção e a prevenção da saúde foi realizada durante o ciclo básico. Logo, percebe-se uma deficiência na matriz curricular do curso de medicina e a falta da inserção de práticas de promoção e prevenção da saúde nas ementas disciplinares tanto do ciclo básico quanto do ciclo clínico. Além disso, ressalta-se a importância da formação de profissionais mais humanizados para atuar na resolução das iniquidades as quais a população está suscetível.