Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Reflexão acerca da qualificação de futuros profissionais de saúde em relação à prevenção e promoção de saúde no âmbito da atenção básica no estado do Amazonas
Synaha Rachel Romao De Almeida, Flávio Renan Paula da Costa, Tainá Afonso de Almeida, Dayanna Lopes da Silveira, Fabio Rodrigo da silva pinheiro, Brenda Kerolayne Batista Serrão, Luana Sanches da Costa

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Introdução: A atenção básica ou primária a saúde é considerada a porta de entrada no sistema de saúde público brasileiro, sendo o setor com a maior quantidade de pacientes e o responsável pelo encaminhamento destes a outros níveis de complexidade. A promoção e a prevenção da saúde são fundamentais na redução do processo de referência, ou seja, quando o paciente passa de um nível de menor complexidade para um nível de maior. Assim, evidencia-se a importância do conhecimento sobre o sistema de saúde público para a melhoria da qualidade de vida da população. Obejetivo: Levantar uma crítica acerca da deficiência de algumas disciplinas de ensino médico na abordagem de práticas de prevenção e promoção de saúde bem como o incentivo de profissionais mais humanizados na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Descrição da experiência: Na disciplina de Atenção Integral à Saúde, ministrada no primeiro período durante o ciclo básico da UEA, foi realizado uma atividade prática, na qual a turma de 60 graduandos se dividiu em grupos de aproximadamente 10 componentes. O intuito da atividade é sensibilizar a população por meio da promoção e prevenção da saúde acerca do câncer de mama e próstata sendo realizada durante o período de outubro a novembro, visto que nesses meses são realizadas campanhas voltadas à prevenção e tratamento dessas doenças. A atividade foi realizada em vários ambientes públicos para o alcance de um maior número de pessoas. Resultados: a atividade proposta e realizada através da disciplina de Atenção Integral à Saúde foi extremamente importante, pois despertou nos graduandos criatividade para elaborar novas formas de abordar e ganhar a atenção do paciente facilitando a forma de promover saúde, além de fortalecer a relação médico-paciente e capacitar o graduando desde o início do curso, trazendo maior segurança em suas habilidades profissionais cotidianas. Conclusão: No entanto, durante três anos da graduação em medicina na UEA, apenas uma atividade prática envolvendo a promoção e a prevenção da saúde foi realizada durante o ciclo básico. Logo, percebe-se uma deficiência na matriz curricular do curso de medicina e a falta da inserção de práticas de promoção e prevenção da saúde nas ementas disciplinares tanto do ciclo básico quanto do ciclo clínico. Além disso, ressalta-se a importância da formação de profissionais mais humanizados para atuar na resolução das iniquidades as quais a população está suscetível.


Palavras-chave


Educação em saúde; Educação médica; Humanização.