Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de experiência: campanha "não estoure seu coração!"
Claudia dos Passos Farias, Thiago Augusto da Silva, Lucas Eduardo Venancio de Matos, Andressa Zabudowski Schroeder, Marina Junkes Rodrigues, Emilton Lima Jr.

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é mundialmente um grande desafio de saúde pública. Estima-se que, anualmente, 7,1 milhões de mortes possam ser diretamente atribuídas ao precário controle da pressão arterial (PA). Projeções, além disso, mostram que cerca de três quartos da população mundial de hipertensos se encontra em países em desenvolvimento, como o Brasil, no qual, 22,8% da população apresenta níveis pressóricos ≥ 140/90 mmHg, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013). Objetivou-se Organizar uma campanha de conscientização da HAS, envolvendo diferentes populações de Curitiba (PR). Engajar estudantes de medicina de diferentes períodos, promovendo contato direto com a população.

 

METODOLOGIA/ RELATO

A campanha organizada foi nomeada “Não estoure o seu coração”, ocorrendo no dia 26/03/2017. Três locais para as ações foram escolhidos: Jardim Botânico de Curitiba, Largo da Ordem e Parque Barigui. O evento foi anunciado em mídias sociais para a inscrição voluntária de estudantes de medicina. Todos os inscritos passaram por um treinamento, no dia 25/03, ministrado por um professor de Cardiologia da instituição. Neste treinamento, foi oferecida uma aula sobre HAS e ensinado como aferir a PA, de forma a nivelar o conhecimento dos alunos. No dia da campanha, cada participante teve sua PA aferida, recebeu um panfleto com informações e respondeu a um questionário abordando hábitos de vida, bem como mitos e verdades sobre a HAS.

 

RESULTADOS

Houve um total de 88 estudantes inscritos, de todos os períodos do curso de Medicina, os quais foram distribuídos em equipes para os três locais da ação. No dia 26/03/17, a campanha ocorreu durante todo o dia nos três locais, sendo alcançados 846 participantes (56% do sexo feminino, sendo 60% dos participantes acima de 45 anos). Verificou-se que 18% estavam com a pressão acima do considerado normal, o que é um dado alarmante (PA ≥ 140/90 mmHg, 15,57% das mulheres e 22,64% dos homens). Um outro dado alarmante foi que 52% dos entrevistados não consideraram a HAS como uma condição crônica. Além disso, o sedentarismo foi encontrado em 38% dos entrevistados. Quando questionados acerca da auto-percepção de saúde, 20,6% consideraram que não apresentam boa saúde. Conclusões: os resultados corroboram a importância de ações de conscientização e esclarecimento de dúvidas quanto à HAS. Além disso, muitos estudantes relataram que a campanha foi um momento de aprendizado e, para muitos, de primeiro contato com a população. Desta maneira, a campanha passará a ser realizada semestralmente.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados corroboram a importância de se realizar ações de conscientização e esclarecimento de dúvidas quanto a HAS.  Além disso, muitos estudantes relataram que a campanha foi um aprendizado e, para muitos, a primeira experiência com pacientes.

Palavras-chave


hipertensão; hábitos saudáveis; campanha