Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Curso pré-vestibular para jovens amazonenses.
Matheus Jun de Paula Fugita, Gabriel Castro Tavares, Pedro Paulo Rodrigues Frade, Andrew Georg Wischneski, Salomão Laredo Jezini, Mylena Miki Lopes Ideta, Matheus Dias Carneiro, Cinthya Iamile Frithz Brandao de Oilveir

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: o projeto é uma atividade de extensão de acadêmicos de Medicina, de Manaus, auxiliados por professores da Universidade Federal ligados ao Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Medicina. Seu objetivo é ensinar, com orientação de excelência, através de aulas e simulações de prova, alunos majoritariamente do ensino público do Amazonas.

Desenvolvimento do trabalho: o projeto tem sido realizado desde Outubro de 2016, viabilizando 5 grandes encontros de aulas e simulação de prova para que os alunos de ensino médio tivessem, em períodos anteriores aos vestibulares, preparação de excelência nas mais diversas disciplinas exigidas. Com meses de antecedência, os alunos do PET, do curso de Medicina, planejaram e divulgaram as inscrições para esses encontros letivos que ocorreriam nas dependências da Universidade. Os professores do programa ajudaram-se internamente para fazer as inscrições, preparar as aulas, preparar as apostilas utilizadas, separar questões para simulação de prova, corrigir redações e orientar os alunos quanto ao preparo físico e emocional que uma prova de vestibular exige. Como as provas escolhidas como alvo foram o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e o Processo Seletivo Contínuo (PSC)- que é o vestibular regional que dá acesso à UFAM, houve a participação tanto de adolescentes quanto de adultos, mas a maioria dos alunos era daquele grupo.

Resultados: estima-se que, desde a primeira edição do projeto, 350 alunos tenham sido contemplados pelas aulas. Para que se recebesse o feedback dos participantes, distribuíram-se folhas para que se destacasse pontos positivos e negativos do evento, o que proporcionou o registro de aprovação quase que total da comunidade. Em geral, os alunos relataram que a linguagem jovem, acessível e objetiva dos professores foi inédita em sua passagem pelo ensino médio. Muitos dos participantes nunca tiveram uma aula sequer de redação antes de terem participado dessas ações educativas, daí relatarem que as aulas tiveram um impacto significativo em seu desempenho. Destaquem-se ainda as várias aprovações desses alunos nos vestibulares para os quais foram preparados. Muitos agradeceram ao PET e disseram que o pré-vestibular foi essencial para aprovação deles. Desses, pelo menos 3 foram aprovados em Medicina e, agora, são calouros dos professores que lhes deram aula.

Considerações finais: a experiência em sala de aula tem valor incalculável para os alunos de graduação universitária, pois, a despeito de não estarem mais no ensino médio, ganha-se a oportunidade de facilitar o caminho para pessoas que nunca teriam tido o preparo de excelência necessário para concorrem à vaga do curso a que tanto aspiraram. Portanto, pode-se dizer que essa atividade de extensão tem valor humanizador e vocacional para os professores, despertando, talvez, o interesse em uma futura carreira de docência na Universidade.

Palavras-chave


extensão; pré-vestibular;Programa de Educação Tutorial;formação