Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL: O CASO DA COMISSÃO DE SAÚDE COLETIVA DO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL (BA E SE).
Anderson Freitas Santana, Italo Ricardo Santos Aleuia, Fernanda Reis Souza, Sonia Maria Pereira Santos, Carina Marques Vieira

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A Fisioterapia e Terapia Ocupacional possuem recente inserção na APS e a participação nos cuidados primários tem suscitado diversas reflexões sobre a ampliação e reconfiguração de práticas alinhados aos princípios e diretrizes do SUS. Neste sentido, a comissão iniciou suas atividades no ano 2014 e vem trabalhando no fortalecimento da atuação e qualificação desses profissionais na Saúde Coletiva.
Este relato tem como objetivo apresentar as principais ações desenvolvidas no pela Comissão de Atenção Básica e Saúde Coletiva do CREFITO-7, enfocando uma atividade de cooperação interinstitucional no âmbito do Estado da Bahia.

As participações da Comissão de Atenção Básica e Saúde Coletiva do CREFITO 7 nas reuniões do GT Interinstitucional, aconteceu de forma sistemática sempre que convocado pelo Grupo de Trabalho composto pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, bem como, pela Diretoria de Atenção Básica, Diretoria de Gestão do Cuidado e CEPRED, os três últimos vinculados a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

A Comissão de Atenção Básica e Saúde Coletiva representou o CREFITO em reuniões do Grupo de Trabalho da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que tinha como principal objetivo enfrentar a epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus, cujas ações foram elaboradas para enfrentamento à epidemia a curto, médio e longo prazo. Dentre as ações destacou-se a estruturação de um Curso de Atualização em Desenvolvimento Infantil com ênfase na Primeira Infância, destinada a qualificação dos trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

A participação da Comissão de Atenção Básica e Saúde Coletiva do CREFITO 7 permitiu colaborar com o GT com conhecimentos do núcleo de saber da Fisioterapia e Terapia Ocuoacional para estruturação do curso de qualificação. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional priorizou a participação nesta agenda estratégia, visto que é competência da Autarquia zelar pela segurança dos pacientes e acompanhar o exercício profissional. Mesmo não sendo de sua competência direta ofertar qualificação dos profissionais, diante dessa epidemia, entendeu como responsabilidade social e política cooperar com demais conselhos e Estado para enfrentar à Síndrome Congênita do Zika Vírus.






Palavras-chave


Cooperação Interinstitucional; Qualificação de profissionais; Atenção Básica; Conselhos de Classe Profissionais