Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VÍDEO EDUCATIVO FORTALECE AS PICS
SIMONE MARIA LEITE BATISTA, THIAGO LEITE BATISTA, MARCUS VINICIUS LEITE BATISTA

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Introdução: Este trabalho pretende apresentar as trajetórias de formação em práticas integrativas e complementares de Saúde conduzidas pelo Movimento Popular de Saúde (MOPS) e Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS/SERGIPE), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), utilizando o vídeo, um material de comunicação, como uma estratégia de educação. Ressalta-se que o vídeo é um documentário institucional, que apresenta as atividades das instituições relacionadas com o tema das práticas integrativas e complementares de saúde e a educação popular em saúde. A proposta dessas experiências formativas está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC's) e tem como perspectiva metodológica os princípios da Política Nacional em Educação Popular em Saúde (PNEPS/SUS). Nesse sentido, tal trajetória tem promovido outros modos de pensar e fazer saúde, pautados na educação popular, integralidade e valorização dos saberes tradicionais. Para tanto, enquanto recurso metodológico o vídeo contém um documentário produzido a partir de experiências que relatam as trajetórias de cuidado. Objetivos: Produzir problematizações frente à formação, utilizando o vídeo (recurso audiovisual) como ferramenta mobilizadora de debates e reflexão a partir do registro da nossa história. Metodologia: O vídeo se apresenta como um documentário produzido a partir de experiências que relatam as trajetórias de cursos realizados em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Movimento Popular de Saúde do Estado de Sergipe e a ANEPS (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde). O vídeo tem 23 minutos, havendo depoimentos e registro de cursos. Os depoimentos são de pessoas ligadas ao MOPS-SE e a ANEPS, são elas: Palmira Lopes, Simone Leite, Josefa da Guia, Vera Dantas, Souza Kayam, Edvan Florêncio, Angélica Oliveira. A utilização do material é realizada em eventos tais como seminários, encontros, rodas de conversas, após a apresentação do vídeo promove-se o debate e a discussão pautados na educação popular, integralidade e valorização dos saberes tradicionais. Resultado: O vídeo foi utilizado em cursos de extensão, oficinas e workshops em fitot;erapia, reiki, acupuntura auricular, massoterapia, dentre outros. Já são oito anos de cursos, em média de duzentos alunos anualmente. E são vários municípios que já vem desenvolvendo essas práticas nas unidades de saúde.

Considerações finais : O material de comunicação contribui sobremaneira com a disseminação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares, gerando motivação e expectativas que se transformam em ação para implantação dessas práticas nos serviços de saúde.

Referências Bibliográficas: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 2.761, de 19 de Novembro de 2013 Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Âmbito do Sistema Único de Saúde (Pneps-SUS). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução n° 11, de 17 de janeiro de 2017 que estabelece o Plano Operativo (PO) PNEPS-SUS. http://portalsaude.saude.gov.br/index. Php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/sgep-noticias/27370-politica-nacional-de

educacaopopular-em-saude-tem-plano-operativo-aprovado

 


Palavras-chave


PARTICIPAÇÃO POPULAR - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE- PICS