Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Monitoramento do processo de referência e contrarreferência dos usuários atendidos nem uma instituição de alta complexidade em saúde cardiovascular
Melissa Cavalcanti Yaakoub, Monique Azevedo Silva, Lívia Frankenfeld de Mendonça, Jeanne Gopfert Gopfert

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: Este trabalho é fruto do monitoramento realizado pela equipe multiprofissional em uma instituição de alta complexidade em saúde cardiovascular acerca dos atendimentos realizados pelo Serviço Social sobre o sistema de referência e contrarreferência no Sistema Único de Saúde. Parte-se de uma visão ampliada de saúde, com seus determinantes e condicionantes, a qual a Lei Orgânica da Saúde, 8.080 de 1990, em seu artigo 3º, declara que “os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”. E tem como objetivo monitorar o acesso dos usuários da instituição na rede de atenção à saúde no estado do Rio de Janeiro, para identificar se estes conseguem transitar no sistema de referência e contrarreferência.

Desenvolvimento do trabalho: Análise das planilhas de atendimento do serviço social no que se refere à orientação socioeducacional sobre a rede de saúde. As planilhas são separadas em cidade do Rio de Janeiro e outras cidades do estado do RJ, no período de julho de 2016 a agosto de 2017.

Resultados: Foram realizados 29 atendimentos a usuários que residem na cidade do Rio de Janeiro e 32 atendimentos distribuídos entre os seguintes municípios: São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados, Nilópolis, Belford Roxo, Maricá, Niterói, Mesquita, Tinguá, Magé, Seropédica.

Considerações Finais: Após a alta hospitalar, a boa adesão ao tratamento está vinculada, muitas vezes, ao acompanhamento realizado por outros profissionais de saúde, que se constituem, no geral, em procedimentos de baixa complexidade, contudo, apesar da política de saúde ser dever do Estado e direito de todos, não há garantia desse direito na rede pública de saúde, visto que em muitos municípios, os usuários não conseguem assegurar esse atendimento após uma conduta de média/alta complexidade.


Palavras-chave


monitoramento, rede de saúde, referência e contrarreferência