Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A HANSENÍASE EM PERNAMBUCO
Danielle Christine Moura dos Santos, Raphaela Delmondes do Nascimento, Marize Conceição Ventin, Niedja Madelon Nascimento Souza, Marielle de lima Belmonte, Maria Georgia Torres Alves

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO

No Brasil, a hanseníase constitui-se um dos mais antigos problemas de saúde pública, isto tanto pela sua magnitude, quanto pelas consequências físicas, psíquicas e sociais causadas para o doente e sua família. É uma doença milenar, infectocontagiosa e com alto poder incapacitante, demandando assistência clínico-cirúrgica, reabilitadora, psicossocial e ações epidemiológicas. A doença é considerada endêmica no Brasil, e inclusa no rol das doenças negligenciadas/estigmatizadas.

Pelas suas características clínicas, epidemiológicas e pelo impacto causado pela doença ao indivíduo e a sua família, demanda acompanhamento de longo prazo. Neste sentido, o Estado deve criar, implantar e implementar Políticas que sejam capazes de controlar a hanseníase e responder as necessidades das pessoas que foram acometidas pela doença, considerando as mesmas em suas singularidades.

Neste contexto, foi criado um Programa de Extensão Universitária que faz parte do Grupo de Pesquisa e Extensão Hanseníase, Cuidado e Direito à Saúde.  O Programa tem o objetivo de promover ações de cuidado e de busca da garantia de direitos às pessoas atingidas pela doença de forma interdisciplinar e interinstitucional, buscando o fortalecimento da participação social, por meio da inserção de estudantes de graduação dos cursos de enfermagem, nas ações do Movimento Social, Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) e\ou em conjunto às ações dos serviços de saúde.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Propõe-se utilizar nas atividades do Programa a metodologia da problematização. O Programa envolve estudantes de enfermagem, selecionados e capacitados para a execução das ações, com a estrutura pedagógica centrada na problematização acerca dos direitos sociais, participação social, e educação popular em saúde, hanseníase e autocuidado. Para tanto, é realizada uma oficina com o total de 30h, distribuídas em atividades presenciais e à distância.

Os extensionistas desenvolvem atividades ligadas aos conteúdos curriculares da relação estado, sociedade e políticas de saúde, da gestão em saúde, epidemiologia, vigilância em saúde, trabalho em equipe, prática clínica e participação social.

Os locais de atuação são os municípios da Região Metropolitana de Recife. O público-alvo são as pessoas atingidas pela hanseníase; a população residente em territórios de abrangência de unidades de saúde da família com indicadores elevados para a hanseníase; trabalhadores de saúde da atenção básica e unidades de referência no tratamento da hanseníase; coordenadores municipais do Programa de Controle da Hanseníase; trabalhadores da previdência social; promotores públicos; conselheiros de saúde municipais e estadual.

O Programa realiza a articulação entre diversas instituições, buscando aproximar o ensino e os serviços por meio da integração da Universidade, Movimento Social, Gestão da Saúde e Organização Não-Governamental. Assim, atua em conjunto com o Morhan-PE e conta com parceiros que realizam o planejamento e execução conjunta das atividades. Os parceiros são: a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que vem realizando a articulação com os municípios, viabilizando o transporte dos membros dos projetos; Secretaria Municipal de Saúde de Recife; a NHR-Brasil, entidade holandesa.

Atualmente o Programa é composto por dois projetos: ”Integração Morhan: Integralizando Práticas Acadêmicas a um Movimento Social” e “Práticas de Autocuidado em Hanseníase: reabilitação física e psicossocial”.

RESULTADOS

Anualmente cada projeto realiza reuniões de planejamento com os parceiros interinstitucionais, com o objetivo de identificar as principais demandas e as possibilidades de resolução conjunta. É composto em média por 07 a 10 estudantes voluntários, 01estudante monitor e 01 professor coordenador.

Os objetivos do projeto integraçãomorhan buscam fortalecer a participação social na garantia dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase em Pernambuco, a partir do fomento ao Movimento Social Morhan, na formulação, implementação e monitoramento das Políticas Públicas que atingem a pessoa com hanseníase. Neste sentido, fortalece a Política Nacional de Controle da Hanseníase e o cuidado a estes usuários, ao tempo que se embasa em atividades que busquem o acompanhamento integral das pessoas acometidas pela doença, incluindo neste aspecto a luta pela garantia dos direitos destes usuários, se mostrando capaz de articular com outras políticas como as Políticas sociais de assistência e previdência, e no âmbito da saúde, com as Políticas relacionadas às pessoas com deficiências.

As ações do projeto Integração Morhan envolveram a organização das ações de educação em saúde para o controle da hanseníase em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde; organização de oficinas, seminários e cursos de capacitação; promoção da rede de mobilização de voluntários do Morhan, núcleo Pernambuco; participação em assembléias e audiências públicas relacionada ao movimento scoial; realização de visitas em comunidades e serviços que acompanham pessoas acometidas pela doença;  reuniões com a gestão municipal e estadual para discussões sobre a política municipal e estadual de controle da hanseníase; promoção do Seminário para Educação em Hanseníase de Pernambuco, que ocorre anualmente e reúne aproximadamente 150 pessoas.

Já o projeto que envolve o autocuidado em hanseníase, promoveu em 2017 a seleção e capacitação de 09 estudantes extensionistas: Planejamento das atividades: reúne-se Universidade, Movimento Social, Gestão, serviços de saúde e usuários para discutir e planejar a execução dos objetivos propostos. O trabalho intersetorial e a gestão compartilhada do projeto possibilitou maior alcance na proposta de fortalecimento dos Grupos de Autocuidado em hanseníase (GAC). Realizamos duas oficinas de planejamento 2017 em fevereiro, com 20 participantes. Foram capacitados coordenadores e líderes dos grupos. Fornecemos os insumos necessários para a promoção das práticas de autocuidado individual e em grupos. Foram realizadas visitas mensais aos GAC para o acompanhamento dos desafios enfrentados. Além de promover o monitoramento telefônico dos participantes dos GAC quanto a sua participação nos grupos e realização do autocuidado. Foram utilizadas técnicas de pesquisa para a avaliação e impacto das atividades propostas (questionário, entrevistas, grupos focais, observação sistemática).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acredita-se que a inserção de estudantes em experiências como estas são fundamentais para a formação de um profissional crítico, reflexivo e comprometido com os problemas sociais e com a realidade dos serviços de assistência a estes usuários.

Vêm se percebendo ao longo dos últimos 7 anos de atividades do Grupo, que este Programa faz parte, que a inserção de estudantes no projeto possibilita que o mesmo compreenda a realidade de certos grupos populacionais, que estão expostos a diferentes situações de vulnerabilidade, como os usuários com hanseníase.

Reforça-se que em todas as suas dimensões a formação universitária deve pautar-se pelo desenvolvimento da capacidade de análise e raciocínio críticos, elementos fundamentais na construção e operacionalização relevantes do conhecimento. De tal modo, a extensão é um ensino vivo, na qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber-fazendo, assim um dos grandes méritos é o de permitir a efetivação do aprendizado pela elaboração do raciocínio crítico diante de vivências no território.

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a autorreflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico.

Assim, o Programa proposto busca o fortalecimento da integração ensino-serviço e a articulação da Universidade com um segmento organizado da sociedade, os serviços de saúde, e o terceiro setor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


HANSENÍASE; EXTENSÃO; INTERSETORIAL