Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
Apresentação: A formação dos profissionais de saúde, em especial de fisioterapia tem buscado incentivar os discentes a refletir sobre a realidade de trabalho, a produção de cuidado, e a construção de novos conhecimentos. Com esse intuito, a disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade introduz os discentes nos serviços de saúde, buscando a formação de profissionais transformadores e que atuem com foco na assistência integral em todos os níveis. Descrição da experiência: Como parte integrante da disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade, os alunos do primeiro período do curso de Fisioterapia da FACENE em João Pessoa-PB, realizaram visitas para acompanhamento da rotina de funcionamento de Unidades de Saúde da Família, com foco na atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica. Dentre as atividades vivenciadas, destacam-se o matriciamento dos discentes a respeito das atribuições dos profissionais da equipe, discussão sobre escuta qualificada e acolhimento, interdisciplinaridade, e o papel do fisioterapeuta nas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Além disso, os discentes participaram de forma ativa do grupo de idosos em uma das unidades visitadas, permitindo a integração com a equipe, vivenciando a prática do fisioterapeuta, gerando vínculo com os usuários, e promovendo saúde. Impactos: Houve um enriquecimento, principalmente no que diz respeito à formação profissional e pessoal, com o compartilhamento de saberes e trocas de experiências entre profissionais e discentes além da integração com os usuários das unidades de saúde. Considerações finais: A vivência no serviço possibilitou ao estudante de fisioterapia o conhecimento sobre o funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família, com foco na atuação do fisioterapeuta, fomentando a formação do futuro profissional e ampliando o olhar sobre o serviço de Atenção Básica.