Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Patrícia Martiniano da Silva Alves, Aryadnne Raylla Sousa de Oliveira, Yluska Kenia Ferreira de Oliveira, Nathalia Moura Gouveia Henrique, Dyego Anderson Alves Farias, Danyelle Nóbrega de Farias

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A formação dos profissionais de saúde, em especial de fisioterapia tem buscado incentivar os discentes a refletir sobre a realidade de trabalho, a produção de cuidado, e a construção de novos conhecimentos.  Com esse intuito, a disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade introduz os discentes nos serviços de saúde, buscando a formação de profissionais transformadores e que atuem com foco na assistência integral em todos os níveis. Descrição da experiência: Como parte integrante da disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade, os alunos do primeiro período do curso de Fisioterapia da FACENE em João Pessoa-PB, realizaram visitas para acompanhamento da rotina de funcionamento de Unidades de Saúde da Família, com foco na atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica. Dentre as atividades vivenciadas, destacam-se o matriciamento dos discentes a respeito das atribuições dos profissionais da equipe, discussão sobre escuta qualificada e acolhimento, interdisciplinaridade, e o papel do fisioterapeuta nas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Além disso, os discentes participaram de forma ativa do grupo de idosos em uma das unidades visitadas, permitindo a integração com a equipe, vivenciando a prática do fisioterapeuta, gerando vínculo com os usuários, e promovendo saúde. Impactos: Houve um enriquecimento, principalmente no que diz respeito à formação profissional e pessoal, com o compartilhamento de saberes e trocas de experiências entre profissionais e discentes além da integração com os usuários das unidades de saúde. Considerações finais: A vivência no serviço possibilitou ao estudante de fisioterapia o conhecimento sobre o funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família, com foco na atuação do fisioterapeuta, fomentando a formação do futuro profissional e ampliando o olhar sobre o serviço de Atenção Básica.


Palavras-chave


Atenção Primaria à saúde. Fisioterapia. Saúde da Família.