Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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JOGO DE TABULEIRO PARA PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Andreza Martins de Souza, Thaís Marques Motta, Thaís Marques Motta, Leilane Da Costa Maciel, Leilane Da Costa Maciel, Yngrid Lopes Andrade, Yngrid Lopes Andrade, NARA MUNIK DE OLIVEIRA MARTINS, NARA MUNIK DE OLIVEIRA MARTINS

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


O uso de estratégias no qual são utilizados jogos tende a oferecer um método mais fácil para aprendizagem e conhecimento dos escolares, favorecendo a construção de atividades comunitárias como: solidariedade; socialização; relação de respeito entre as crianças; comunicação e lideranças, que propicia a construção do entendimento do escolar.

O ambiente escolar é considerado um espaço bastante privilegiado para a implementação e desenvolvimento de ações de promoção de saúde, pois pode influenciar diretamente na construção de valores, hábitos positivos e estilo de vida, entre eles a alimentação saudável. É importante reforçar e motivar dentro das escolas hábitos alimentares saudáveis de forma que se possa contribuir para a melhoria das condições nutricionais das crianças, reduzindo assim os agravos à saúde relacionados ao consumo alimentar inadequado, tais como cárie dentária e obesidade infantil.

Atualmente, observa-se que muitas vezes a própria televisão incentiva na alimentação das crianças pois, comercias voltados para o público infantil promovem o consumo de produtos potencialmente cariogênicos, (com excesso de açúcares) utilizam personagens infantis para estimular sua venda, tornando-os muito atrativos, em confronto com as diretrizes alimentares brasileiras, portanto são necessárias estratégias criativas e atraentes que promovam mensagens promotoras de saúde.

O lúdico proporciona um desenvolvimento alegre e harmonioso. Ao brincar, a criança desenvolve habilidades motoras, emocional, aumenta a interação, promovendo a aprendizagem, o crescimento mental, e a adaptação social, sendo uma atividade prazerosa, tornando-se um método promissor para o desenvolvimento das crianças.

Os bons hábitos de alimentação desde a infância são a origem para a prevenção de doenças e promoção de uma vida saudável. Para que as crianças percebam que se alimentar com uma comida mais saudável é fundamental para sua vida, é necessário que desde cedo seja motivada a inclusão de alimentos saudáveis no cotidiano. A inclusão de alimentos ricos em nutrientes ainda na infância vai diminuir a probabilidade de desenvolver cáries e outras complicações bucais, além de redução da obesidade infantil.

Propor um jogo didático como alternativa de ensino é extremamente importante, pois possibilita a socialização e promove o trabalho em grupo, estimula os alunos a respeitar diferentes opiniões e tomar decisões, além de influenciar na formação do cidadão pode proporcionar a fixação dos temas abordados na atividade tal ação educativa representa a aprendizagem em todas as dimensões.  Trata-se de relato de experiência de educação em saúde bucal coletiva.

OBJETIVO

Promover atividade de educação em saúde bucal coletiva envolvente explorando o tema: prevenção da cárie dentária e promoção da alimentação saudável voltado às crianças.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Foi desenvolvida atividade lúdica educativa através de oficina de jogos de tabuleiro em ambiente escolar para 27 educandos do ensino fundamental, com idade entre 9 e 13 anos da escola pública, Escola Municipal de Ensino Fundamental Fábio Pereira de Lucena Bitencourt, localizada no bairro Nova Esperança, zona Oeste de Manaus.

A atividade de educação em saúde bucal coletiva proposta foi escolhida a partir dos seguintes critérios: Simplicidade, Interatividade,  Fácil execução,  Baixo custo e alta reprodutibilidade.

O jogo de tabuleiro foi confeccionado com materiais de baixo custo tais como: folha de capa dura, TNT, E.V.A, tesoura, lápis, cola quente.

O Tabuleiro foi confeccionado com a folha de capa dura, servindo como base e sustentação, coberto com o tecido de TNT. Para a confecção das casas e alimentos propostos no jogo, utilizou-se folha A4 para os moldes, que foram recortados e passados para o E.V.A, e fixados ao tabuleiro com cola quente. As perguntas das foram digitadas no computador, impressas e plastificadas.

O jogo pode ser jogado por até cinco participantes por vez. Para o andamento do jogo, foi realizado a leitura das cartas com as perguntas para cada jogador, deixando-o dar a resposta final. Os alunos responderam as perguntas que foram feitas através de um sorteio pelo operador do jogo. Incluindo questões de verdadeiro ou falso, onde puderam avançar as casas com os acertos, porém o jogo contou com algumas pegadinhas no meio do caminho, como: “fique uma rodada sem jogar”, “volte duas casas”, “volte ao início do jogo”, até obter o jogador vencedor no final do jogo.

O operador sorteou uma pergunta, conforme o acerto do jogador, ele avançava as casas. O jogo contou com as opções volte uma ou mais casas, para acirrar ainda mais disputa até o término do Jogo que se deu quando o jogador conseguiu chegar no final do tabuleiro.

RESULTADOS

Os resultados dos estudos demonstraram que é possível mudança de mudança de paradigma em atividade educativa em saúde bucal coletiva, pois as informações em vez de ser transmitida de forma muitas vezes mecânica e passiva passa a ser posta em prática destacando o fator divertimento possibilitando motivação, envolvimento, funcionando como reforço do aprendizado e estímulo a hábitos positivos.

O jogo de tabuleiro apresentou excelente aceitação entre os escolares, foi considerado um bom instrumento para promover educação em saúde de forma participativa em escolares com 9 e 12 anos. Além de auxiliar na aprendizagem, enquanto desperta o interesse e motiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O jogo possibilitou experiências vivenciais prazerosas, compondo uma proposta diferente de educação em saúde bucal coletiva. Pode-se dizer, que as atividades lúdicas, aqui representada pelo jogo de tabuleiro permitem liberdade de ação, naturalidade e, consequentemente prazer, que raramente são encontradas em outras atividades coletivas.

O jogo demonstrou além da eficácia, função bastante educativa favorecendo na retenção de conhecimentos, em clima de alegria, competição e prazer representando aprendizagem em todas as dimensões: social, cognitiva, relacional e pessoal, além de proporcionar um desenvolvimento sadio e harmonioso, aprimorando o entendimento, exercitando a imaginação e a criatividade.

Vale ressaltar a importância de abordar assuntos como a cárie dentária e a promoção da alimentação saudável em ambiente escolar, pois a cárie pode ser controlada quando são adotadas medidas educativas por meio de trabalhos multidisciplinar. O método lúdico pode promover a prevenção e do diagnóstico precoce da cárie, e alertar sobre os alimentos que contribuem para o surgimento de problemas dentários e risco de obesidade infantil de forma divertida e alegre no qual o aluno teve oportunidade de absorver da melhor forma o tema explorado, pois cuidar dos dentes e da alimentação favorece o bem-estar e a autoestima, logo prevenir é a melhor forma de manter uma boa saúde bucal e geral.


Palavras-chave


Saúde Bucal, Educação em Saúde, jogos lúdicos, Cárie dentária e Prevenção.