Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS NO PET-SAÚDE GRADUASUS: FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COM FOCO NA ATENÇÃO BÁSICA
Israel Soares Deagostini, Pedro Henrique Oliveira Lima, André Inácio Nunes Ramos, Riane Souto Medeiros, Eulilian Dias de Freitas, Alexandra Paiva Araújo Vieira, Lélia Cápua Nunes

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) impulsionou a expansão da capacidade educativa no Sistema Único de Saúde, passando a constituir a rede pública de saúde um espaço de ensino-aprendizagem na prática do trabalho. Além disso, com a criação do SUS, a necessidade de aproximar a realidade do serviço de saúde da formação dos profissionais tornou-se imprescindível. Para fortalecer processos de mudança nesse sentido, foi instituído o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

O PET-Saúde/GraduaSUS tem como objetivos: desenvolvimento das mudanças curriculares com foco na formação de profissionais preparados para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS); integração entre ensino-serviço-comunidade; e promoção da interprofissionalidade e vivência nos cenários de práticas do território.

O PET-Saúde/GraduaSUS de Governador Valadares foi implantado a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS-GV) e a Universidade Federal de Juiz de Fora-campus avançado Governador Valadares (UFJF-GV) e preconiza a inserção de grupos tutoriais nos cenários de prática como eixo transversal e a realização de atividades de fortalecimento da formação e trabalho em saúde como eixo horizontal. O objetivo desse relato foi narrar a experiência do grupo da Medicina no primeiro ano de atuação no PET-Saúde GraduaSUS no cenário da atenção básica de Governador Valadares-MG.

Desenvolvimento

A atenção básica foi o foco das ações no primeiro ano do PET-Saúde/GraduaSUS, cenário no qual os discentes foram estimulados a produzir pensamento crítico, científico e social baseados na vivência e participação ativa em uma comunidade local.  O presente relato foi desenvolvido a partir da atuação de uma equipe tutorial do curso de Medicina da UFJF-GV, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Parque Ibituruna, na cidade de Governador Valadares – Minas Gerais.

A equipe PET-Saúde atuante na ESF Vila Parque Ibituruna acompanhou a rotina da ESF e as visitas domiciliares e promoveu diferentes momentos de interação com escuta qualificada dos diversos profissionais e usuários da unidade de saúde da família para identificação do principal problema local enfrentado. Foi utilizado nessa identificação o Planejamento Estratégico Situacional (PES), uma importante ferramenta para a gestão do SUS, assim como para a gestão de saúde local.

Dentre vários pontos críticos apontados, o ponto priorizado foi o déficit no conhecimento da população sobre o processo de trabalho da ESF e o funcionamento do SUS. Para descrevê-lo foi utilizada a metodologia Espinha de Peixe, na qual é visualizado o problema, com destaque para as possíveis causas, consequências e o que se deseja alcançar. Como causa geral dos problemas foi destacada a ineficiência dos processos educativos e, como consequência geral deles, a baixa resolutividade dos problemas de saúde da população adscrita, gerando uma visão negativa do SUS.

De modo geral, foi possível perceber que o nível de conhecimento da população sobre os serviços ofertados pelo SUS na atenção básica e os mecanismos de participação social ainda é limitado, devendo-se isso a diversos fatores. Apesar do trabalho já realizado pelas equipes de saúde, percebe-se a necessidade de melhorias na divulgação e compartilhamento de informações.

O passo seguinte foi a proposição e aplicação de atividades de intervenção visando à compreensão da comunidade quanto ao processo de trabalho da ESF e ao funcionamento do SUS e ao empoderamento dos usuários. A partir disso, foi confeccionada uma cartilha e um banner informativos sobre o Sistema Único de Saúde abordando o que é o SUS, como ele funciona, o que é atenção básica, quais serviços há na ESF Vila Parque Ibituruna e quando procurar outros serviços de saúde. Foi elaborada, ainda, uma cartilha e um banner a respeito do Conselho Local de Saúde (CLS) esclarecendo o que é esse conselho, qual é a sua função e como ele a desempenha, quem faz parte dele e porquê ter um CLS. Além disso, ocorreu a construção de ideias para realização de rodas de conversa.

Logo após, foram realizadas rodas de conversa com os profissionais que atuam na ESF Vila Parque Ibituruna e apresentado de forma mais aprofundada o programa PET-Saúde aos profissionais da unidade, o ponto crítico principal identificado no local e o plano de intervenção, além da exposição da necessidade de integração com a equipe da ESF (eESF) para a concretização das atividades.

As cartilhas elaboradas serviram como um instrumento informativo acerca do SUS, atenção básica e CLS. A distribuição foi realizada por meio de integrantes da eESF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e equipe do PET-Saúde. Os banners foram anexados na Unidade de saúde a fim de que a população pudesse ter acesso a tais informações. A utilização desses instrumentos é de grande relevância pedagógica e importante ferramenta na prática de educação.

Outro passo foi a convocação de lideranças religiosas da área de abrangência da ESF Vila Parque Ibituruna para a realização de rodas de conversa nas igrejas. A ocorrência desses eventos em igrejas foi justificada por esses locais serem os lugares de mais fácil acesso a um maior conglomerado de usuários da ESF, uma vez que na área de abrangência não há escolas nem praças públicas que poderiam também representar um local de acesso à comunidade.

As rodas de conversa nas igrejas foram divididas em duas partes. A primeira abordou os seguintes temas: o que é o SUS, como ele funciona, o que é Unidade Básica de Saúde (UBS), qual o objetivo do SUS, as dificuldades presentes no sistema e o direito à saúde. A segunda parte abordou questões relacionadas ao Conselho Local de Saúde, o que é, quem faz parte, qual a sua função e como ela é realizada e eleição do novo CLS.

Resultados

A partir da realização do projeto de intervenção foi possível que a equipe refletisse mais sobre a sua prática e o impacto dela na comunidade local. As pessoas atendidas pela ESF estiveram presentes nas atividades, tiveram maior acesso à informação e mobilizaram-se para a criação do CLS.

Entre os desafios encontrados para a realização das atividades estava a sobrecarga de atividades realizadas pelos trabalhadores de saúde, o que poderia dificultar a adesão do projeto proposto. Além disso, pode-se notar a dificuldade de se abranger uma grande parte da população na realização da divulgação das informações junto à comunidade. Foi notado, também, a grande relevância e o papel central do Agente Comunitário de Saúde, uma vez que ele é o principal personagem no estreitamento dos laços da população adscrita com o serviço.

Foi observada a necessidade de maior aproximação entre a equipe de saúde e a comunidade, com o compartilhamento de saberes e empoderamento, incentivando a participação ativa da população no desenvolvimento de estratégias de melhorias.

Considerações finais

A atividade integrada entre a academia e o trabalho no SUS mostrou-se fundamental por apresentar resultados positivos, de melhorias para a população pela intervenção que foi realizada no problema que a afetava e para os estudantes que fizeram parte desse projeto e tiveram uma experiência ímpar de vivência e conhecimento prático na atenção básica, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade. Esses resultados podem ser expandidos com a ampliação desse processo de integração, proporcionando uma aproximação maior entre a academia e o serviço de saúde, tornando-se um fluxo contínuo de conhecimento para ambos os lados, propiciando o desenvolvimento de melhorias para a população e para o sistema de saúde local.

 


Palavras-chave


instituições acadêmicas; ensino; sistema único de saúde