Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO INTERVENÇÃO PARA DIMINUIÇÃO DE MEDOS E ANSIEDADES NA ENFERMARIA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Elaine Ângelo Zagalo, Cléo Araújo, Jackeline Fonseca, Gicelda Costa, Erika Beatriz Borges, Dhiuly Fernandes Pontes, Thamires Palheta de Souza, Thais da Paixão Furtado

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: Brincar na infância é o equilíbrio entre o real e o imaginário, ele traz a possibilidade de uma reinvenção de mundo, permitindo a compreensão das circunstâncias da vida a partir das suas limitações naturais de criança. Frequentemente a internação hospitalar infantil é uma realidade observada pelos profissionais de saúde, e ê direito da criança brincar mesmo quando se encontra hospitalizada, e preservar esse direito ajuda a diminuir os fatores estressores que são inerentes a hospitalização. Esse trabalho tem como objetivo, relatar a experiência de discentes do curso de enfermagem na realização de uma atividade lúdica utilizando o brinquedo terapêutico para reduzir os medos e ansiedades das crianças frente aos procedimentos hospitalares. Desenvolvimento do trabalho: A ação ocorreu na unidade cirúrgica pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, por discentes da graduação em enfermagem, desenvolvida em momentos distintos e entrelaçada. Foi solicitado que as crianças sem restrição ao leito e seus acompanhantes se dirigissem ao hall principal para a participarem da atividade lúdica. A ação iniciou quando os convidados se encontravam reunidos no hall para cantarem juntos aos discentes a cantiga “Quem tem medo de hospital?”. Posteriormente houve encenação dos discentes relatando a história de uma criança que tinha medo do hospital, dos profissionais e de todos os procedimentos que eram realizados, foi mostrada a rotina de hospital e as atitudes que em geral as crianças apresentam no ambiente hospitalar, como choro, irritabilidade, estresse, timidez e não aceitação do tratamento oferecido, nesse momento o acadêmico que representa o enfermeiro demonstrou os procedimentos hospitalares em um boneco, despertando a curiosidade da criança para a situação presente e instigando a sua participação na realização dos procedimentos encenados. A partir da representação de um determinado problema no boneco, citado e situado pelos integrantes, os discentes pediram a ajuda da criança para realização do procedimento, ensinando-a como fazer e por quê fazer o cuidado prestado, envolvendo na compreensão dos procedimentos realizados nela. Foram entregues as crianças kits de bonecos, seringas, estetoscópio, gazes de brinquedo, e nos bonecos foram simulados ferimentos para que as crianças pudessem cuidar. Resultados e/ou impactos: Verificou-se que as crianças que participaram da atividade estavam acessíveis a atividade apresentando também uma imensa diferença de comportamento no início, onde demonstraram insegurança, ao final da ação, demonstrando expressão de satisfação. Considerações finais: Vale ressaltar, a importância das atividades lúdicas no Hospital, pois auxiliam na recuperação da criança doente, possibilitando-lhe condições para compartilhar sua vivência e enfrentar, sem estresse e trauma, a situação da hospitalização, reduzindo assim o tempo de permanência hospitalar e aumentando, a rotatividade dos leitos.


Palavras-chave


pediatria; brinquedo terapêutico; enfermagem