Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FLUVIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA REALIDADE AMAZÔNICA E SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO ACADÊMICA
Ianca Clara Gomes de Almeida, Clara Guimarães Mota, Rebeca Brasil da Silva, Fabiana Mânica Martins

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O Sistema Único de Saúde, que tem a equidade como um de seus alicerces, procura sempre se adequar às realidades locais. Tendo isso em vista, as Unidades Básicas de Saúde Fluvial surgiram como uma tentativa de transportar profissionais da saúde para as comunidades mais distantes das grandes cidades, onde vive uma expressiva parte dos cidadãos amazonenses – a população ribeirinha. Essas embarcações, que abrigam tripulantes e equipes da Estratégia Saúde da Família, são responsáveis por levar cuidado e atenção até quem precisa. Este trabalho objetiva apontar as especificidades existentes na atuação das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSFs) e a influência dessas no bem-estar das comunidades do interior do estado do Amazonas. Além disso, apresentar as experiências vividas por acadêmicos do terceiro período do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas – UFAM durante ida a uma dessas embarcações.

Em Abril de 2017 foi realizada uma visita a UBS Fluvial barco Catuiara pela turma XCVI de Medicina da UFAM acompanhada dos seus professores de Saúde Coletiva III. A visita foi feita em um dos portos de Manaus, e iniciou-se com a entrada dos alunos no barco e um discurso inicial de uma das enfermeiras da UBS sobre a origem da navegação usada, como é o seu funcionamento, em que períodos do mês ela está ativa e em que períodos retorna para a capital, quais são seus funcionários e sua abrangência. Após isso, os acadêmicos foram levados para conhecer o interior do barco em grupos. Inicialmente, a ideia que se tem do barco, é de ser algo abandonado, envelhecido. Porém, ao adentrar nos seus cômodos, é possível ver o quão arrumado é, com todas as suas estruturas interiores bem preservadas, todos os consultórios típicos de uma unidade básica, presença de microscópio (obrigatório na UBS Fluvial) e quartos para os funcionários.

Os alunos consideraram a visita à unidade de saúde como de fundamental importância para sua formação acadêmica, visto que possibilitou o conhecimento e entendimento de um modelo de promoção e prevenção à saúde não tradicional, demonstrando na prática um exemplo de como o Sistema Único de Saúde utiliza de diferentes meios pra atingir seus princípios e diretrizes. No caso em questão, foi visto como uma Unidade Básica de Saúde Fluvial cumpre o princípio de equidade do SUS, pois atende os indivíduos, no caso os ribeirinhos, de acordo com suas necessidades.

Com a visita, a conclusão feita é da importância dos estudos dos determinantes sociais e como eles influenciam a vida e a saúde da população “ribeirinha”. Além disso, foi muito interessante ter uma aula teórica e posteriormente, prática, sobre as UBS Fluviais, pois a sedimentação do conteúdo se torna mais fácil. Por fim, o objetivo maior dos professores da Saúde Coletiva III foi mostrar para a turma como o SUS, através dos seus princípios de equidade, se estrutura em áreas com grandes diversidades geográficas.

Palavras-chave


Equidade na Saúde; Educação Médica; Unidade Básica de Saúde