Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
O Teatro do Oprimido (T.O.) é um método teatral que pode ser utilizado em diversos contextos. Por ter um arsenal de jogos e técnicas teatrais é sempre possível adaptar para as diversas realidades encontradas e em diferentes cenários. No que diz respeito a formação de graduandos o T.O. surge como uma ferramenta de sensibilização e possibilidade de pensar o local dos sujeitos com o qual se dialoga, aproximando a teoria da prática, proporcionando um outro olhar e modo de realizar atividades de educação e promoção em saúde. Esse resumo tem como objetivo relatar a experiência do Teatro do Oprimido como ferramenta de promoção a saúde na formação de graduandos de enfermagem. A oficina de T.O. aconteceu em maio de 2017, ao longo de um dia inteiro, onde o público alvo foi constituído por 15 graduandos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco que compõe o grupo de pesquisa Assistir/Cuidar em Saúde. A oficina foi conduzida e elaborada por uma pós-graduanda que tinha o curso de T.O. e também compõe o referido grupo de pesquisa, com o objetivo de subsidiar ações de educação em saúde com adolescentes de escola pública sobre hanseníase, onde as ações foram moderadas pelos graduandos que passaram pela formação em T.O. e posteriormente atuaram com os adolescentes escolares. A oficina foi dividida em 3 momentos: No primeiro momento, houve uma discussão sobre o que é o T.O.; Relação opressor x oprimido; Tipos de técnicas; Teatro Fórum. No segundo momento foi explicado a importância dos jogos e vivenciado alguns como “Casa,morador,tempestade”, “ Isso não é isso, isso é...” e “Os 4 que marcham”, sendo ainda vivenciado pelo grupo uma cena de opressão onde todos interagiram, em um terceiro momento no período da tarde os graduandos foram divididos em 3 subgrupos, onde cada equipe apresentou uma proposta de cena e intervenção sobre hanseníase. Durante a realização da oficina foi percebido o envolvimento das(os) graduandas(os) com a proposta do T.O., resultando em várias ideias de intervenções e cenas de teatro fórum possíveis de serem realizadas no ambiente escolar, junto aos alunos. É notável como a técnica do T.O. potencializa a problematização da realidade, principalmente pela possibilidade de vivenciar vários personagens, mudando a realidade posta em cena, ao mesmo tempo que ocorre esse processo, o indivíduo experimenta uma aproximação maior com os anseios e o sentir do personagem que se representa. Permitindo dessa forma perceber diversos olhares, experimentando a princípio de forma teatral o problema da(o) outra(o), mesmo que não viva aquela realidade. Vale salientar a importância de utilizar o T.O. para discutir e promover educação e promoção a saúde, em diversos ambientes, como no caso desse relato, no cenário escolar. Essa técnica norteou uma ação de promoção a saúde sobre hanseníase, com foco no preconceito com os indivíduos em tratamento, trazendo para o âmbito escolar a necessidade de reforçar o tratamento humanizado e livre de opressões que essas pessoas merecem.