Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O Teatro do Oprimido dialogando com a graduação em enfermagem: Um olhar diferente para formação em saúde
Amanda Araújo das Mercês, Afonso César André da Silva, André Phyllype Pereira Coutinho, Marcus Vinicius Bianchi Nunes da Silva Bento, Elivalda Andrade Silva, Ana Lilia Souza Barbosa, Denize Ferreira Ribeiro, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


O Teatro do Oprimido (T.O.) é um método teatral que pode ser utilizado em diversos contextos. Por ter um arsenal de jogos e técnicas teatrais é sempre possível adaptar para as diversas realidades encontradas e em diferentes cenários. No que diz respeito a formação de graduandos o T.O. surge como uma ferramenta de sensibilização e possibilidade de pensar o local dos sujeitos com o qual se dialoga, aproximando a teoria da prática, proporcionando um outro olhar e modo de realizar atividades de educação e promoção em saúde. Esse resumo tem como objetivo relatar a experiência do Teatro do Oprimido como ferramenta de promoção a saúde na formação de graduandos de enfermagem. A oficina de T.O. aconteceu em maio de 2017, ao longo de um dia inteiro, onde o público alvo foi constituído por 15 graduandos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco que compõe o grupo de pesquisa Assistir/Cuidar em Saúde. A oficina foi conduzida e elaborada por uma pós-graduanda que tinha o curso de T.O. e também compõe o referido grupo de pesquisa, com o objetivo de subsidiar ações de educação em saúde com adolescentes de escola pública sobre hanseníase, onde as ações foram moderadas pelos graduandos que passaram pela formação em T.O. e posteriormente atuaram com os adolescentes escolares. A oficina foi dividida em 3 momentos: No primeiro momento, houve uma discussão sobre o que é o T.O.; Relação opressor x oprimido; Tipos de técnicas; Teatro Fórum. No segundo momento foi explicado a importância dos jogos e vivenciado alguns como “Casa,morador,tempestade”, “ Isso não é isso, isso é...” e  “Os 4 que marcham”, sendo ainda vivenciado pelo grupo uma cena de opressão onde todos interagiram, em um terceiro momento no período da tarde os graduandos foram divididos em 3 subgrupos, onde cada equipe apresentou uma proposta de cena e intervenção sobre hanseníase. Durante a realização da oficina foi percebido o envolvimento das(os) graduandas(os) com a proposta do T.O., resultando em várias ideias de intervenções e cenas de teatro fórum possíveis de serem realizadas no ambiente escolar, junto aos alunos. É notável como a técnica do T.O. potencializa a problematização da realidade, principalmente pela possibilidade de vivenciar vários personagens, mudando a realidade posta em cena, ao mesmo tempo que ocorre esse processo, o indivíduo experimenta uma aproximação maior com os anseios e o sentir do personagem que se representa. Permitindo dessa forma perceber diversos olhares, experimentando a princípio de forma teatral o problema da(o) outra(o), mesmo que não viva aquela realidade. Vale salientar a importância de utilizar o T.O. para discutir e promover educação e promoção a saúde, em diversos ambientes, como no caso desse relato, no cenário escolar. Essa técnica norteou uma ação de promoção a saúde sobre hanseníase, com foco no preconceito com os indivíduos em tratamento, trazendo para o âmbito escolar a necessidade de reforçar o tratamento humanizado e livre de opressões que essas pessoas merecem.


Palavras-chave


educação em saúde; educação em enfermagem; promoção da saúde