Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO HOSPITAL REGIONAL JOSÉ MENDES
SIMONE CRISTINA PEREIRA FERREIRA

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


A Educação Permanente em Saúde tem como objeto a transformação do processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. A busca constante na melhoria da qualidade dos serviços de saúde vem modificando os paradigmas dos gestores, parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser aperfeiçoado. O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional José Mendes foi instituído em março de 2017, com o objetivo de promover estratégias de educação permanente aos trabalhadores, com objetivo de estabelecer uma equipe de profissionais com pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, habilidades técnicas - científicas e princípios da humanização, orientadas para a melhoria da qualidade do serviço. Para a operacionalização das atividades educativas, inicialmente foi realizado um levantamento por setor das principais necessidades em Educação Permanente (nós críticos), conforme demanda sinalizada pelos funcionários, e em seguida aplicado um questionário sobre o perfil de qualificação do colaborador e expectativas com relação a implantação do NEPS, onde evidenciou-se que apenas 25% dos funcionários que responderam o questionário conhecem Política Nacional de Educação Permanente; 46% não conhecem e 29% já ouviu falar. Contudo100% dos trabalhadores sinalizaram interesse e acreditam ser importante a implantação do NEPS no Hospital Regional José Mendes, no município de Itacoatiara. Foi construída uma agenda de programação mensal com diversos temas e problemáticas sinalizadas pelos colaboradores do HRJM, onde eram realizadas todas as terças e quintas feiras, definida por setor, na qual deveriam ser realizados através de rodas de conversa, oficinas temáticas, espaços de convivência, grupos, cursos e treinamentos, procurando sempre utilizar a “metodologia ativa” na perspectiva da Educação Permanente. Contudo, a principal metodologia apresentada, se deu através de palestras educativas. Desta forma entende-se que a transformação das práticas de ensino e aprendizagem e a formação dos profissionais envolvidos devem ser motivadas pelo desejo de transformação da pratica cotidiana dos trabalhadores da saúde, em especial da assistência hospitalar. É importante ressaltar que apesar das dificuldades ao longo do processo de implantação, os resultados foram progressivos e satisfatórios, na medida em que os próprios colaboradores consideram importante a implantação do NEPS.  Considerações finais: Pode-se observar que o núcleo de educação permanente demonstrou um papel relevante, propiciando um espaço de ensino aprendizagem em que os profissionais podem expressar suas vivencias. Mais do que uma necessidade, a educação permanente estimula a melhoria profissional das pessoas e dos serviços, uma vez que esta metodologia enriquece a essência humana e suas subjetividades, em todas as etapas da existência. A implantação do NEPS no Hospital Regional José Mendes é um processo de transformação das práticas educativas integradoras, que contribuiu para o enfrentamento das dificuldades e barreiras do seu desenvolvimento e um grande desafio ainda a ser superado.

 


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde