Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VER-SUS: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADO, AUTÔNOMO E ARTÍSTICO
Maria Raniele Dos Santos, Luiza Maria Parise Morales, Joane Felix, Silas Slva Ferreira, Nayara Alexandra Rodrigues da Silva

Última alteração: 2018-04-25

Resumo


Nos últimos meses, algumas esferas de nossas vidas têm sido atacadas diretamente por ondas de conservadorismo que nos faz temer a ditadura de outrora. No entanto, formas mais sutis de repressão ocorrem a bem mais tempo do que possamos nos lembrar. A repressão do social ao individual nos inibe retirando nossa autonomia e liberdade de expressão. Ao enxergarmos saúde para além de um processo saúde-doença, podemos analisar o quanto essas coibições cotidianas adoecem e segregam os indivíduos.

Como estudantes de graduação de cursos diferentes podemos perceber o quanto esses processos prejudicam a saúde mental dos graduandos a longo prazo. Vindo de encontro a esses espaços fechados de salas de aula e dos locais onde posteriormente iremos exercer nossas profissões, encontramos o VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde). Esse projeto nacional financiado pelo Ministério da Saúde, mas organizado de aluno para aluno permite um diálogo e troca de saberes mais horizontal e foi nesse espaço que encontramos um local de acolhimento, renovação e desabrochar.

No VER-SUS o diálogo era apenas mais uma das formas de expressão. Nós éramos instigados a produzir as mais diversas formas de arte como: cordel, poema, desenho, pintura, dança. Produções essas que alguns dali nunca tinham experimentado ou não sabiam que eram capazes de criar. Essa dinâmica de construção permitia novas formas de explorar nossos corpos e movimentos ao mesmo tempo que fortalecia o sentimento de pertencimento e troca de afeto em trabalho em grupo.

Cada sujeito ia a seu tempo perdendo a timidez e ocupando os espaços com cores, sons, versos. A participação no VER-SUS no estado de Alagoas foi uma experiência única e que pretendemos retratar. Pois, ele não foi importante apenas naquele momento, já que as reverberações do que vimos e experienciamos ali irá com toda certeza modificar nossas atuações nos campos profissionais que futuramente iremos ocupar.

O objetivo é demonstrar o quanto esse projeto foi eficaz ao trazer à tona espírito artístico que faz parte de cada um de nós. E como podemos derrubar os muros que a sociedade nos impõe ao longo de nossas vidas, e que acaba impedindo esses tipos de experimentação.

 


Palavras-chave


VER-SUS - LIBERDADE DE EXPRESSÃO - TRANSFORMAÇÃO COLETIVA