Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Metodologias ativas auxiliando no aprendizado das ciências morfofuncionais numa perspectiva clínica: A experiência do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia
Mússio Pirajá Mattos

Última alteração: 2017-12-13

Resumo


Apresentação: O estudo da anatomia é encarado algumas vezes com obstáculos que não permitem motivação e engajamento dos estudantes prejudicando o seu desempenho. É importante renovar e buscar outras práticas pedagógicas, inserindo metodologias inovadoras, que permitam dinamizar as aulas das ciências morfofuncionais favorecendo a formação de profissionais críticos, reflexivos e com maior tomada de decisões. A metodologia tradicional não estimula adequadamente o desenvolvimento da autonomia, capacidade de análise, julgamento e avaliação, bem como, o raciocínio crítico, investigativo e criativo. Esse método hipervaloriza o aspecto biológico e a fragmentação do conhecimento com conseqüente desvalorização dos demais determinantes do processo saúde-doença como os elementos psicológicos, sociais, históricos e ambientais. Essa metodologia contribui para formação de especialistas, o que acaba dificultando a resolução de problemas comuns e de maior demanda nos serviços de saúde, além de comprometer a formação de um profissional que possua as competências necessárias a prática médica. No método ativo o professor elabora situações que estimulam os estudantes a investigar, permitindo que eles sejam os protagonistas na construção dos saberes, ao invés de oferecê-lo pronto através das aulas expositivas. Há a necessidade de formar discentes que aprendam a pensar e correlacionar teoria e prática, buscando de modo adequado a resolução de problemas de saúde cotidianos. Objetivo: Relatar a experiência no uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Morfofuncional no curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Descrição da experiência: No semestre letivo 2015.2, as atividades de ensino e extensão do projeto “Desafio Anatômico: Metodologias ativas da disciplina morfofuncional capazes de auxiliar no aprendizado em anatomia humana” foram apresentadas a UFOB, no Centro das Ciências Biológicas e da Saúde e aos discentes do curso de medicina. Os sistemas trabalhados em sala foram: locomotor, digestório, endócrino e reprodutor. É válido destacar que a fisiologia foi associada com a aplicação clínica das afecções mais comuns em cada sistema. Os alunos da graduação e o coordenador-docente do projeto elaboraram um planejamento onde os temas que seriam abordados deveriam ser selecionados pelos estudantes e decididas em comum acordo com o docente da disciplina, para dar significado à busca ativa no estudo da anatomia humana. Os alunos foram divididos em grupos de 5 membros, ou seja, grupos pequenos, o que possibilitava ao professor um maior contato com cada estudante, percebendo as potencialidades e fragilidades de cada um deles, podendo intervir, se necessário. Ademais, também foram utilizados casos clínicos, em diferentes momentos, relacionados ao trauma raquimedular, apendicite e diverticulite. Foram entregues aos alunos, e eles discutiram em grupos sobre qual transtorno seu caso clínico se tratava. E tinham a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos sobre as regiões anatômicas afetadas, fisiopatologia, diagnóstico diferencial e discutir o impacto desses resultados na vida das pessoas, numa perspectiva problematizadora. Em uma das aulas foi entregue um estudo de caso aos alunos sobre o tema e eles fizeram a abertura dos casos clínicos. Nesse momento os estudantes expuseram seus questionamentos e fechavam os objetivos de aprendizagem para o estudo autodirigido. Eles foram incentivados a utilizar outras referências para complementar seus estudos e conhecimentos. Quando se tratava de um tema mais complexo, vídeos também foram utilizados. Além disso, foram construídos mapas conceituais para auxiliar no processo de aprendizagem. Resultados e Impactos: Os métodos ativos utilizados foram mapa conceitual, estudo de caso e construção de peças anatômicas, na qual os discentes foram instruídos a confeccionar modelos anatômicos didáticos que auxiliassem na compreensão da anatomia dos diferentes sistemas do corpo humano, associando a fisiologia e a aplicação clínica para dar significado ao aprendizado. As peças anatômicas desenvolvidas estão relacionadas com: deformidade do raquitismo; distrofia muscular de duchenne; condromalácia patelar; acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação do osso metatarsal; lesão no ligamento colateral medial do joelho; síndrome do ovário policístico; doença de crohn; endometriose; hipertireoidismo e a gastrite. No decorrer do semestre, com o acompanhamento da confecção das peças anatômicas e a preparação das apresentações internas (sala de aula) e externas (comunidade acadêmica), foi possível observar, entusiasmo, dedicação e construção de conhecimentos gerados por essa atividade. Nas metodologias ativas há uma inversão no papel do docente e do aluno. Os discentes assumem o controle na construção do conhecimento e o docente facilita a aprendizagem. Nesse contexto, utilizar métodos ativos que não faziam parte da metodologia tradicional foi um grande desafio. No primeiro momento foi bastante difícil convencer os alunos da importância dessas atividades, acarretando em mudanças frequentes na programação da disciplina. Diante dessa realidade, houve a necessidade de motivação e uma constante tentativa de convencimento aos alunos quanto à importância desses métodos para a construção e aplicação do conhecimento, possibilitando uma formação profissional crítica, reflexiva e com maior tomada de decisões. No processo de apropriação das novas metodologias foi possível observar importantes mudanças que foram desde incertezas, descrenças e imprevisibilidade que foram transformadas em maior adesão e aceitação no decorrer do semestre. A aplicação dessas metodologias de ensino permitiu observar avanços nos conhecimentos obtidos pelos graduandos, por meio das apresentações orais, habilidade de comunicação, articulação de idéias e esclarecimento de questionamento no momento da exposição para a comunidade acadêmica, além da participação em sala de aula e das notas obtidas nas avaliações teóricas, práticas e por produção. Os mapas conceituais feitos em sala de aula expressaram informações e conceitos já aprendidos de forma significativa. Com isso, trabalhou-se o pensamento crítico e reflexivo permitindo a autonomia na formação profissional. A associação dessas metodologias em consonância com a construção das peças anatômicas permitiu um ambiente transformador com a construção da habilidade dos alunos em relação à memorização, interação com os colegas e aproximação da realidade. Se tratando da primeira atividade, dentro desse contexto, na vida acadêmica deles, podemos dizer que essa atividade foi extremamente satisfatória por motivar e aproximar os conteúdos teóricos e práticos obtidos em sala de aula numa perspectiva clínica. Essa atividade permitiu que os alunos explorassem formas de orientar as pessoas que circulavam no local da amostra das peças anatômicas. Esse fato evidenciou que a criação dos modelos anatômicos foi assertiva. Dentro desta perspectiva da re-significação da aprendizagem, o estudante precisa assumir um papel cada vez mais ativo descondicionando-se da atitude de mero receptor de conteúdos, buscando efetivamente conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Iniciativa criadora, curiosidade científica, espírito crítico-reflexivo, capacidade para auto-avaliação, cooperação para o trabalho em equipe, senso de responsabilidade, ética e sensibilidade na assistência são características fundamentais a serem desenvolvidas por um discente de uma metodologia ativa. Considerações finais: Os discentes mostraram-se satisfeitos com a dinâmica anatômica, principalmente com absorção do conhecimento e a aplicação clínica. A experiência permitiu uma boa alternativa no ensino das ciências morfofuncionais estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar, motivação ao trabalhar com problemas reais, interesse, investigação, planejamento, execução e construção do conhecimento.


Palavras-chave


Anatomia Clínica; Educação Médica; Aprendizagem Ativa