Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O tripé ensino-pesquisa-assistência no Instituto Nacional de Cardiologia
Melissa Cavalcanti Yaakoub, Monique Azevedo Silva, Lívia Frankenfeld Mendonça

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Esta proposta de trabalho tem como objetivo tratar do tripé Ensino – Pesquisa – Assistência no Instituto Nacional de Cardiologia (INC/MS), buscando a reflexão sobre as atividades desenvolvidas nesta instituição pelos diversos setores, ou seja, apreender as mediações no INC no que concerna ao processo de comunicação dentro do Instituto. A partir da identificação e análise da realidade de trabalho no diz respeito às falhas na comunicação. A partir disso, poderemos identificar como a assistência no hospital pode estar se articulando com ensino e pesquisa, para que haja uma integração do trabalho numa perspectiva interdisciplinar para tentar superar a dicotomia entre ensino-pesquisa e assistência.

A perspectiva para esse trabalho é conversar com os diversos atores no INC, desde os gestores até os usuários, pois é fundamental o controle social. É fundamental criar aliança com os usuários, fomentando a consciência crítica desses sujeitos, que precisam ter um protagonismo no seu processo de saúde-doença. Para isso podemos criar estratégias antigas que foram sendo deixadas de lado no INC, como o trabalho de com grupos de usuários discutindo diversas questões. Mas a principal questão a ser debatida com os usuários nesses grupos é a questão do processo de referência e contrarreferência, realizando uma análise da atual conjuntura na saúde, articulada ao tripé da seguridade social. Mas, além disso, é importante refletir com os usuários e seus familiares como a perspectiva de rede é fundamental.

Para atingir tal objetivo, abordaremos determinados assuntos relacionados ao tema proposto, tais quais: os marcos legais e teóricos que dão base ao desenvolvimento do tripé; o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do INC; o ensino, a pesquisa e a assistência na esfera da Gestão do Serviço Social do INC; ensino, pesquisa e assistência no INC e no meu papel como assistente social nesse processo; as instituições públicas do estado do Rio de Janeiro que atuam nesse tripé; e a articulação entre a atenção básica, média e alta complexidade, apreendendo os limites da atual conjuntura, mas também pensar quais são as possibilidades de atuação do assistente social nessa área de atuação.

Ressalta-se que esta atividade representa, não apenas, uma pesquisa, mas, uma possibilidade de se pensar a dinâmica institucional do INC a partir da exposição de suas principais atividades, em uma dimensão mais estrita e, ainda, pensar esta instituição dentro do contexto histórico atual do Brasil, a partir de uma reflexão mais ampliada.

Desenvolvimento do trabalho: A inserção da gestão no tripé Ensino-Pesquisa-Assistência encontra-se em suas atribuições no INC:

  • Empreender e coordenar estudos e ações estudos e ações objetivando a identificação e o levantamento de recursos materiais (na unidade e na comunidade) e institucionais para o atendimento das demandas identificadas, através de estudos e pesquisas;
  • Promover, sistematicamente, reuniões de pesquisa qualitativa com profissionais que atuam diretamente na assistência aos usuários, para tentar refletir sobre a integração entre ensino, pesquisa e assistência, para a pesquisa seja desenvolvida na assistência e, assim, fazer com que os profissionais possam refletir teoricamente sobre sua atuação profissional na assistência;
  • Empreender mecanismos e ações que incentivem estudos, pesquisas e sistematização da prática profissional realizada;
  • Também pretendemos organizar grupos com usuários e seus familiares nas enfermarias no INC e, fomentar a consciência crítica, para que os mesmos comecem a participar das reuniões dos Conselhos de Saúde (distrital, municipal e estadual), do Fórum de Saúde, dentro outros. Também pretendo trabalhar nestes grupos a importância de sua organização coletiva, no sentido de pensar em estratégias para estarem nos sistemas de regulação, a partir da referência e contrarreferência e com isso, discutir de que forma a política de atenção básica está funcionando e, como os usuários conseguem ou não transitar na rede de saúde. Apresentamos como alguns dos objetivos específicos: realização de um levantamento das pesquisas realizadas pelos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, no INC; elencar as atividades desenvolvidas com os pacientes, familiares e acompanhantes e os locais onde são desenvolvidas; identificar as possibilidades e limites da comunicação entre atençã1o básica, média e alta complexidade. Um dado que temos percebido é em relação aos limites em relação à atuação profissional multidisciplinar, pois há um desconhecimento dos profissionais de diversas categorias, quanto às atribuições profissionais de cada categoria profissional. Nesse sentido é importante pensarmos de que forma em estratégias de ação, com vistas ao esclarecimento das outras categorias profissionais quanto ao trabalho realizado pelos outros profissionais. Para finalizar, destacamos que para a compreensão do processo de trabalho no INC, é imprescindível conhecer o contexto social, político e econômico da realidade social no INC e, também das condições de vida dos usuários e seus familiares.

Resultados: No Brasil e, mais especificamente, no estado do Rio de Janeiro, existem outras instituições públicas que, assim como o INC, atuam em ensino, pesquisa e assistência, como outros institutos nacionais e os hospitais universitários. É preciso dizer também que a fragmentação, a focalização das políticas sociais permaneceu, o que representa a não defesa da concepção de Seguridade Social, pois Saúde, Assistência Social e Previdência Social aparecem segmentadas. Além disso, houve a desvalorização da participação e do controle social, o que vai de encontro à própria ideia de democracia. Há o fetiche das empresas privadas, ou seja, as que são administradas pelo setor privado, a partir da defesa do discurso da maior eficiência fora das mãos do Estado. Tem como características o foco no cliente (não o usuário, como cidadão portador de direitos), a eficiência (atingida somente através da privatização dos serviços) e a inserção no SUS (que é totalmente administrado pelo Estado e, agora, o setor privado terá uma parte nessa administração).

Considerações Finais: É possível dizer que este trabalho, ao tratar das principais atividades desenvolvidas no INC, irá permitir um maior conhecimento sobre a instituição, trazendo, não só, descrições sobre o ensino, a pesquisa e a assistência realizados, mas a problematização destes elementos num aspecto político, econômico e social dentro da realidade de nosso país. Necessita-se afirmar a importância do ensino e da pesquisa nas diversas instituições públicas, visando à formação qualificada dos ainda estudantes e a constante reciclagem dos profissionais, oferecendo ou recebendo tais serviços. São importantes, ainda, por lidarem, além da assistência, com a proposição de políticas públicas, o que se revela ainda mais essencial, visto que as políticas sociais são os principais instrumentos de atuação. Neste sentido, é imprescindível a tentativa de lutarmos, mesmo no nosso cotidiano, pela não precarização destas três atividades e por sua qualidade, por mais que o tempo de reflexão que, geralmente, nos é permitido, seja cada vez menor. Enquanto profissionais de saúde, é preciso não perder de vista a atuação em favor dos usuários, na viabilização de seus direitos, pois tudo o que se faz na organização e execução daquelas atividades têm impactos na vida destes usuários.