Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Sanitaristas e defesa do SUS: quem é esse ator?
Fátima Barros Plein, Patrícia Genro Robinson

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


 

A Escola de Saúde Pública do RS formou, em mais de cinco décadas de história, mais de 1000 sanitaristas. Tem sido participante ativa de todos os debates e ações que envolvem a saúde pública, a saúde coletiva e o fortalecimento do SUS.

O sanitarista desempenhou sempre, ao longo da história, papel estratégico tanto no enfrentamento para garantir direitos essenciais na área da saúde, como mais recentemente, na própria consolidação do Sistema Único de Saúde.

Depois de uma hiato de investimento nessa formação, a ESP/RS, numa parceria com a ENSP/Fiocruz e a UERGS, retomou a formação de sanitaristas no estado, através de um projeto financiado pelo MS e desenvolvido pela Redescola. No RS formamos nossa primeira turma (no projeto, no total, 36ª).

O objetivo desse trabalho é apresentar essa experiência e debater seus limites e possibilidades no contexto histórico que atravessamos.

O projeto foi construída através do debate com a Rede de escola e Centros Formadores no ano de 2015, de forma diversa e democrática e buscou atender as singularidades locorregionais. Concluímos a formação de 29 novos sanitaristas e 36 estão em curso, nessa proposta que busca resgatar o caráter político, conceitual e técnico desse ator tão importante para o SUS.

Nesse momento de crise e ataques mais acirrados à democracia de um modo geral, aos direitos humanos e sociais de modo especial, e às classes mais vulneráveis, é esperado que um projeto completamente contra-hegêmônico como o SUS seja especialmente atacado. A formação em saúde precisa ter clara sua função de formar para a saúde coletiva, entendendo a mesma como direito fundamental à vida.

`

Por acreditar na formação em saúde de modo amplo e na formação de sanitaristas como estratégica, investimos em reflexões e exercício de uma docência articulada à realidades locais, ao ensino-serviço e à crítica reflexiva para uma atuação comprometida com o fortalecimento com a maior política de inclusão social que esse país já construiu. Na segunda turma estamos trabalhando com a ferramenta EAD, e investimos parte dos recursos em educação permanente para o corpo docente, a fim de qualificarmos em metodologias ativas, avaliação qualitativa e propostas de intervenção que possam desencadear processos de mudança.


Palavras-chave


sanitaristas - formação - saúde coletiva