Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: um relato de experiência da parceria entre Movimentos Sociais em saúde e instituição de ensino.
LEANDRO ARAUJO DA COSTA LEANDRO ARAUJO, ALAN RAYMISON TAVARES RABELO, ANA PAULA DIAS DE SÁ, ANA PAULA ANDRADE FERREIRA, SHALANA HOLANDA VERELA, JOSIANO MACEDO DE LIMA, IVANDRO CLAUDINO, TAIS ALVES DE LIMA MATOS

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: O curso de especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho é um espaço de formação promovido pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares – CE que reúne militantes e profissionais da área de saúde assim como entidades e organizações parceiras. A ideia dessa articulação entre Movimentos Populares e Instituição de Ensino é contribuir com com a qualificação e fomentar o debate entre novos saberes, na busca pelo conhecimento e visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS. Investindo numa metodologia problematizadora que reúne experiências de Tempo Aula – TA e Tempo Comunidade – TC (teoria e prática), envoltos em vivências e leituras sobre a história, cultura e formação do povo brasileiro e nordestino. O curso que foi programado em 13 encontros presenciais com duração de 20h e os Tempos Comunidade com carga horária prevista de 10 h somando 30 h mensais cada módulo. O conteúdo foi dividido em 3 ciclos, sendo estes; ciclo I- Determinação social em saúde, II- Bases teóricas epistemológicas do Sistema Único de Saúde e o ciclo III- Atenção Integral e Vigilância de base territorial em saúde e ambiente. O presente trabalho visa o compartilhamento dessa experiência trazendo o relato a partir da visão de pessoas envolvidas no corpo discente do curso. OBJETIVO: Relatar a experiência do curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho no Ceará. METODOLOGIA: O curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, o tempo aula que se dá de modo presencial, ocorre durante um fim de semana ao mês no Centro de Formação Frei Humberto localizado no bairro São João do Tauape na cidade de Fortaleza – CE e conta com 85 inscritos. O TA se organiza em turnos sendo no total 5 turnos (20h) e a turma se encontra divida em Núcleos de Base- NB o que garante capilaridade de conteúdo e maior espaço de debate e discussão. O tempo Comunidade(10h) ocorre nos intervalos entre uma etapa e outra de Tempo Aula, neste período os educandos realizam leituras e atividades que envolvem seu NB como também estão relacionados ao desenvolvimento de atividades com sua base social, seja ela a sua organização, entidade e ou comunidade. DISCUSSÃO: A experiência com a pedagogia da alternância tem sido sem dúvida um diferencial dessa proposta, que vivenciada na prática, nos desafia a de fato promover a articulação entre a teoria e a prática.“A alternância, enquanto princípio pedagógico, mais que característica de sucessões repetidas de sequências, visa desenvolver na formação, situações em que o mundo escolar se posiciona em interação com o mundo que os rodeia”(Silva,2008, p.108). No campo da saúde é recorrente o discurso de que a teoria discorre do que é possível realizar na prática, este curso ao se utilizar de uma metodologia problematizadora em seu Tempo Aula, provoca o debate e o re pensar de conceitos, jeitos de fazer em saúde a partir dos diversos olhares, saberes e experiências vividas nos tempos comunidade em seus territórios de base. Essa experiência metodológica do curso também se encontra fortemente influenciada pela chamada pedagogia histórico-crítica que afirma não ser possível compreender o processo pedagógico em separado dos processos sociais, ou seja, é preciso partir dos vínculos existentes entre educação e sociedade, objetivados na prática social dos agentes.(Saviani, 2005). Além do recurso problematizador do tempo aula que se auxilia da constante interdisciplinaridade, o curso contará como elemento balizador do trabalho desenvolvido, a experiência com a pesquisa e o trabalho científico, sendo capaz de reunir as propostas pedagógicas abordadas durante todo processo de formação, desta maneira como resultado da vivência no tempo Comunidade teremos a elaboração (já em andamento) de projetos de intervenção e do tempo aula a confecção de Trabalhos de conclusão de curso -TCC. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência vivida tem sido de uma riqueza imensurável, o exercício do diálogo interdisciplinar tem proporcionado a educandos e educadores novos olhares e construção de novos saberes, assim como a vivência nos territórios de base nos tempos comunidade em confronto com o conteúdo teórico tem nos desafiado a descobrir novos jeitos de fazer saúde na perspectiva de construir territórios cada vez mais autônomos, sustentáveis e saudáveis.


Palavras-chave


formação; especialização; movimentos