Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O cinema como instrumento de educação permanente e bem estar profissional na estratégia saúde da família
Amanda Araújo das Mercês, Amanda Thaís Lima de Queiroz, Guilherme Aragão Melo, Millena Maria Santos Silva Fontes, Marcela Santos Silva, Aline da Silva Alves, Priscila Ribeiro Rezende Mergulhão Silveira

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


No contexto da saúde não se observa com frequência o cinema como instrumento de educação permanente nos serviços e pontos de atenção a saúde para os profissionais, é preciso pensar no cinema como arte que ultrapassa os momentos de lazer. Seu potencial ainda é pouco explorado como estratégia educativa mesmo nos cenários mais profícuos para sua utilização na saúde, como por exemplo, as Unidades de Saúde da Família (USF), onde encontram-se profissionais como agentes comunitários de saúde, médicos(as), enfermeiros(as) e técnicos de enfermagem que precisam regularmente de formações e atualizações sobre diversas temáticas pertinentes a seu universo de trabalho. O presente relato tem por objetivo relatar a experiência de uma equipe de residência multiprofissional com o uso do cinema como recurso na educação permanente, bem como estimular o bem estar no ambiente de trabalho com profissionais atuantes em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Recife. Trata-se de um resumo resultante de um estudo qualitativo, descritivo realizado no período de agosto a novembro de 2016 em uma USF localizada no Distrito Sanitário IV, região metropolitana de Recife-PE. Os Cines Saúdes aconteciam durante um turno, todos pela tarde, uma vez por mês durante 4 meses, em sala própria da Unidade. O ambiente era todo preparado pelos residentes que solicitavam a equipe de profissionais da USF que levassem colchonetes e almofadas para ajudar na organização da sala, bem como, era organizado um lanche coletivo com pipoca e demais comidas levadas pela equipe. Os filmes eram exibidos em aparelho projetor. Através de 4 (quatro) sessões de Cine Saúde realizadas foram discutidos os seguintes temas: 1) Os sentimentos no ambiente de trabalho, 2) A importância do brincar, 3) Saúde Mental na atenção primária, 4) Saúde da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).Após a exibição do filme acontecia um cine debate mediado pelos próprios residentes, e em alguns por convidados externos que colaboram com as discussões. As falas e comportamentos expressados pelos profissionais sobre as temáticas abordadas revelaram desgaste emocional e insatisfação no ambiente de trabalho, principalmente na atenção primária. O cinema mostrou-se como uma ferramenta que proporcionou lazer, reflexão e aprendizado de modo satisfatório na rotina de trabalho, sendo totalmente viável sua execução em serviços de saúde, mostrando assim, a importância de metodologias que envolvam os profissionais em modos não tradicionais de educação permanente, afastando-se do modelo de educação bancária e verticalizada.


Palavras-chave


Educação continuada;Saúde da Família