Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
"Tempos de dizer que não são tempos de calar": a construção do VII Encontro Nacional de Residências em Saúde
Enildo José dos Santos Filho, Elida Dias Cândido, Elida Dias Cândido, Jorge Luiz da Silva, Jorge Luiz da Silva, Raissa Lorena Bandeira Landim, Raissa Lorena Bandeira Landim, Paula Cavalcanti Castro, Paula Cavalcanti Castro, Aryadne Castelo Branco Correia Lins, Aryadne Castelo Branco Correia Lins, Rauana Hipolito Chaves, Rauana Hipolito Chaves, Breno Lincoln Pereira de Souza Diniz, Breno Lincoln Pereira de Souza Diniz

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação

O presente trabalho pretende discutir o processo de construção e concretização do VII Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS). Realizado no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON), entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017, o VII ENRS teve como tema Refletindo o hoje e construindo o amanhã: a organização das residências em saúde em defesa do SUS e da democracia. Ao todo, foram mais de 800 inscritas(os) e não inscritas(os) entre residentes, tutores, preceptores, coordenadores e gestores.

Os Encontros Nacionais de Residências em Saúde surgiram da necessidade cada vez mais crescente das trabalhadoras e trabalhadores de saúde do país de discutirem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no que diz respeito à Política de Educação Permanente em Saúde (EPS). Dentro deste contexto, as trabalhadoras(es) residentes, em especial o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), vem protagonizando debates e ações no sentido de aperfeiçoar a política de formação no SUS, bem como contribuir para a melhoria das condições de trabalho nos serviços de saúde.

Assim, os segmentos que compõem a residência no país têm participado de diversas iniciativas para que a educação permanente seja muito mais do que uma política pontual dentro do SUS. Desta forma, o ENRS se configura como importante espaço de diálogo e fortalecimento das residências.

O primeiro encontro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2012, e fez parte da programação do Encontro da REDE UNIDA. Sua concretização partiu da necessidade de diversos atores que tinham dificuldades em comum nos diferentes contextos do país em que havia programa de residência implantada. Embora o encontro tenha ocorrido de forma improvisada, este espaço foi bastante potente do ponto de vista das discussões e encaminhamentos, consolidando todas as edições posteriores. Em 2017, Pernambuco protagonizou sua sétima edição.

 

Desenvolvimento do trabalho

 

Pernambuco atualmente se configura como grande polo nacional de residências no Brasil, concentrando mais de 1400 vagas em programas uniprofisisonal, multiprofissional e em áreas médicas, localizados desde sua capital Recife, aos que pretendem regionalizar e interiorizar tal formação, como a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na Saúde da População do Campo, no Agreste Pernambucano. A concentração das residências no Estado e a mobilização dos profissionais inseridos nesta modalidade de pós-graduação possibilitou ao longo dos anos a manutenção do Coletivo Pernambucano de Residências em Saúde (CPRS) que possui como principal compromisso a defesa de um SUS estatal, público e de qualidade através de ações vinculadas a formação dos residentes, usuários(as).

Em julho de 2016, na cidade de Curitiba - Paraná, foi realizado o sexto ENRS que teve como temática “Residências em saúde: construindo nossa identidade, questionando nossa formação”. Neste encontro, segundo realizado seguidamente na região Sul do país, foi deliberado que a próxima edição seria realizada em outra região. Dada a maior organização do CPRS e o apoio de algumas pessoas do segmento de coordenadores foi discutido em plenária a realização do mesmo na cidade do Recife, com o compromisso de garantir a participação dos diversos segmentos no processo de construção do encontro, favorecendo a pluralidade dos atores e o fortalecimento do SUS.

O VII Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS) teve como tema Refletindo o hoje e construindo o amanhã: a organização das residências em saúde em defesa do SUS e da democracia. A temática coletivamente escolhida pretendeu expressar a necessidade da nossa organização na luta pelo SUS e pela democracia frente os desafios impostos pela conjuntura atual de governo ilegítimo, antidemocrático e que vem de forma inconstitucional destruindo os direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora. Participaram do evento em torno de 1100 pessoas, espalhadas nas 13 atividades ofertadas.

O Encontro reuniu momentos de acolhimento e autocuidado das/os participantes, discussões teórico-práticas com mesas redondas, reuniões de categorias, onde foram discutidas e elaboradas as pautas a serem incluídas na carta final do encontro, um ato público em defesa do SUS e a plenária final, na qual foram disputadas as pautas, eleitas as representações estaduais e nacionais de cada categoria e elaborada a “carta de Olinda”, documento final compilando as discussões dos 5 dias de encontro.

Resultados e impactos

Ao longo do VII ENRS vários momentos de discussão e debates foram protagonizados pelos atores das residências em saúde facilitando o afinamento entre os três segmentos que compõem o encontro, que são formados pelos residentes, coordenadores e preceptores/tutores. A confluência de ideias e uma agenda unificada fortalece as demandas e reivindicações pautadas em defesa do SUS e pela formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Um espaço rico de consolidação do movimento social em defesa da Educação Permanente que por via democrática idealiza em um documento unificador as principais pautas orientadoras das residências em saúde. Este documento guia as demandas da Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde de forma democrática e horizontal, fazendo da participação social uma ação efetiva e dando espaço para as necessidades reais vividas em campo pelos atores das residências em saúde.

Foram também criados os colegiados estaduais de Residentes, compostos por representações eleitas pelos participantes de cada estado, com a missão de fortalecer as discussões da categoria, facilitar a articulação nacional e a organização e fortalecimento de coletivos de Residentes por todo o país.

Também foi realizado um ato público em defesa da saúde pública, com foco no fortalecimento de um SUS popular, de acesso universal, público, estatal e de qualidade para todos/as. As/Os participantes, cerca de 400 pessoas, reuniram-se na Praça da Democracia, onde houve a elaboração de cartazes e alguns discursos de incentivo, e de onde seguiram em marcha por duas das principais avenidas do Recife.

O encontro também possibilitou o compartilhamento de muitas experiências desenvolvidas nas residências em saúde de todo o país, através da apresentação de trabalhos. Foram 431 propostas de pôsteres submetidas, das quais 298 foram aprovadas e apresentadas no decorrer do evento. Além disso, também houve espaço para troca de vivências em formato de apresentações artísticas, tendo sido 10 ao todo, entre poesias, cordéis, vídeos e apresentações teatrais.

Outro objetivo alcançado no encontro foram as representações estaduais do Fórum Nacional de Residentes em Saúde, trazendo a possibilidade da criação de uma Rede Nacional de Residentes onde possam surgir espaços de organização, discussões acerca das práticas, da carga horária excessiva de trabalho e sobre questões de assédio moral e perseguição que sofrem os residentes diariamente sem que haja um espaço de escuta e acolhida destes. A Rede de Residentes tem grande potencial modificador da realidade, muitas vezes difícil, da pós graduação Lato Sensu que possui desumanas 60 horas semanais de carga horária.

Considerações finais

Em meio às correrias dessa vida de residente foi possível encontrar durante todo o processo de preparação para o VII ENRS forças, em coletivo, para lidar com os desafios colocados, sendo uma das características da comissão que se propôs a essa construção a capacidade de respeitar as diferenças e trabalhar em equipe.

Espera-se para além de todos os resultados obtidos a manutenção de uma frente em defesa do SUS e da formação de qualidade dos trabalhadores organizados e com objetivos comuns de fortalecimento do Sistema Único de Saúde em defesa da vida e da democracia.


Palavras-chave


Educação permanente; Residências em saúde; Controle social